top

Portfólio - GPlivre

Visão geral

Data da construção: ~ 06/2006

Gplivre é um site que detém um cadastro de tablaturas Guitar Pro. Estas tablaturas são enviadas por usuários do site, a idéia é fazer uma comunidade de compartilhamento de tablaturas.

Envio de Tablaturas

O envio de tablaturas ocorre por meio da página mostrada acima, nela o usuário escolhe o arquivo a enviar, adiciona um título, um autor, o gênero e outros dados referentes à tablatura.

No script de envio, confere-se o tipo de arquivo e sua extensão, bem como seu tamanho máximo, visando a segurança contra tentativa de se adicionar conteúdo indevido.

Busca

As tablaturas do acervo podem ser buscadas usando como parametros o gênero, nome do autor e o nome da música.

Nos resultados mostra-se também o tipo de arquivo enviado, uma votação, e os dados de cada tablatura (número de instrumentos disponíveis). Nestes resultados também há opção de votar na tablatura e baixar.

Pedido

Muitas vezes acontece de não encontrar-mos a tablatura que desejamos, então criei também uma mural de pedidos, onde quem precisa de uma tablatura específica pode pedir para que quem tiver esta disponibilize!

Convites

Visando aproveitar a velha e boa propaganda boca-a-boca (neste caso email-a-email) existe uma página que disponibiliza a opção de envio de convite para visualização do site através de email.

Nesta página há uma mensagem padrão, que pode ser modificada de acordo com a conveniência, a partir de então, submete-se o convite para visita.

Administração do site

Na parte administrativa do site há apenas uma busca, onde a partir desta posso visualizar as postagens que têm menor pontuação no ranking. A idéia é identificar possíveis desvios de conteúdo ou tablaturas de má qualidade, pra que não fiquem ocupando espaço, no caso de não serem úteis! Estas tablaturas ruins geralmente excluímos...

Este foi o primeiro site dinâmico que construí, atualmente não tenho tempo para dar manutenção neste site, e talvez por isso o nível de visitas dele é bastante restrito. Mas nem por isso deixei de achar interessante a idéia, e ainda tenho planos para uma futura modificação, afim de minimizar drastricamente o tempo e trabalho na hora do cadastramento das tablaturas, pensei em algo que manipulasse os arquivos e seus diretórios diretamente, oferecendo os mesmo dados, e com trabalho manual zero. Mas isso é ainda pro futuro, talvez ainda distante!

Clique aqui para visitar este site.

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espírito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Nenhum computador tem consciência do que faz. Mas, na maior parte do tempo, nós também não.

Marvin Minsky

...

bottom