top

Portfólio - WebAtivo [versão antiga]

Visão Geral

 Data da Construção:

  • iniciado em 05/2008

O webativo é antes de tudo meu primeiro site pessoal. A algum tempo eu percebi que já havia feito vários sites, me exercitado bastante, mas não tinha meu próprio site!

Daí veio a idéia de fazer um site portfólio, afinal seria uma divulgação a mais, e com isso eu poderia demonstrar meu trabalho e passar mais confiança; mas só isso não bastaria, afinal seria algo muito estático! Pensei então que eu poderia colocar algumas fotos do que eu faço como projeto, ou dicas, fotos do meu carro e etc... Bom, o que eu mais tive resistência foi com a idéia de blog, por motivos que não vale a pena comentar, mas está aí, o meu site pessoal tem um blog, e na minha opinião vai ser o maior meio de publicação deste!

O Blog

As postagens estão dividias por assuntos, que são cadastrados também dinamicamente, e que na exposição fazem parte da postagem. Cada postagem guarda quem a publicou, a data, o assunto, um título, um texto e seus posteriores comentários.

Para meu site imaginei um blog mais complexo, em termos de integração e interação. Copiei dos foruns a possibilidade de citação de um comentário, objetivando maior integração de quem comenta, podendo comentar também sobre a opinião dos usuários aumentando as possibilidades de discussão e trocas de informações.

Menu dinâmico

Implementei o que considero o melhor e mais robusto sistema de menu que conheço! Com ele posso inserir ítens e ligá-los a páginas internas e externas, fazer sub-itens de quantas camadas for preciso, e tudo isso com opção de publicação a parte, ou seja, posso modificar avontade a estrutura, e publicar somente quanto estiver tudo nos trinques!

Como os outros que fiz, este sistema reconhece quando se trata de um link externo e quando selecionado abre este conteúdo em uma janela separada. Diferentemente da maioria, este menu cria um arquivo HTML no servidor, correspondente ao menu, desta maneira, consumimos menos recurso do servidor e favorecemos a velocidade no processamento da página.

Páginas

Através deste site fica fácil criar e publicar conteúdo estático. É o caso da página que você está lendo neste momento, ela foi criada no sistema, através de um editor WYSIWYG (What you see is what you get - O que você vê é o que você tem). Com esta ferramenta é possível colocar no ar o que for necessário sem nenhum trabalho nem conhecimento técnico, simplesmente escrevo os texto, que já são formatados pela folha de estilo do site, coloco imagens, links, e o que mais for necessário ou tiver vontade de publicar, é quase um editor de textos para um site!

Outras considerações

Este é um site que sempre vai mudar, se mutando, recebendo melhorias embora lentamente (devido ao pequeno tempo disponível para fazê-lo). Neste site busquei fazer o que de melhor há em termos de facilidade e robustez, algumas dessas coisas posso dizer que deram certo, e outras com certeza nem tanto...

Um exemplo que posso sitar é a estrutura modular deste site, ainda nem findei o mesmo, nem mesmo fiz sistema de cadastro de usuários, mas já possuo uma área restrita com permissões diferenciadas para cada ferramenta, este foi um ponto bastante positivo. Um dos pontos mais negativos que estou experimentando é o uso demasiado de AJAX, acho que exagerei na dose, através da biblioteca MooTools construí todo o site com base em apenas um arquivo central; isso ajudou na organização e proporcionou um código mais exuto, mas na prática o que acontece é que o número de requisições ao servidor aumenta muito, e o que era para torná-lo mais rápido teve um efeito totalmente contrário, fazendo com que muitas páginas nem mesmo sejam carregadas completamente!

Apezar destes perrengues, ainda acho que o uso destas bibliotecas foi positivo, afinal aprendi muito sobre elas e de quebra ganhei um layout mais animado, o que muitas vezes impressiona um cliente por exemplo, ponto positivo!

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espírito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Não acho que haja algo único sobre a inteligência humana. Todos os neurônios do cérebro que maquiam as percepções e as emoções operam em modo binário.

Bill Gates

...

bottom