top

Resultado de busca (6):

JUN 08 2011
Comentar Busca Avancada Em PDF

A alternativa 'berço a berço', um conceito de que 'lixo é alimento'

Acabei de ver um documentário da TVescola muito interessante e que me introduziu um novo conceito na área da sustentabilidade. De tão empolgado não pude esperar muito para publicar esta postagem.

A alternativa é conhecida como "berço a berço" do inglês cradle to cradle, e parte do princípio de que todo material deveria ser altamente reciclável, sendo portanto matéria prima para outros produtos. Excluindo portanto o conceito de lixo. Já que o lixo na verdade alimentaria ou a biosfera ou a tecnosfera (maquinário que produz / transforma materiais e objetos).

Junto a este princípio está também o da descontaminação dos materiais tóxicos, fazendo com que os produtos não sejam nocivos aos humanos, animais e nem ao meio ambiente.

Assistia aos videos abaixo:

 

 

 

 

Material adicional que encontrei sobre o mesmo assunto:

 

 

Newsletter
Assunto: Eco | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
MAI 19 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Venda seu lixo eletrônico em Goiânia-GO ou Brasília-DF

Se você tem aqueles montes de sucata eletrônica em casa, e não sabe o que fazer com toda aquela tranqueira, saiba que você pode ganhar uns trocados com a venda deste material...

Fontes:

  • http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/empresa-de-goiania-recicla-urnas-e-outros-lixos-eletronicos-20100106.html
  • http://www.ohoje.com.br/cidades/05-05-2010-lei-devera-direcionar-lixo-eletroeletronico/
  • http://www.goiasnet.com.br/videos/videos/capa.php?&id=97

A empresa mostrada no vídeo acima existe em Brasília-DF e Goiânia-GO, e prova que o material que poucos dão valor pode ser facilmente transformado e vendido, portanto possui valor de mercado.

O preço que se paga não é muito alto para a maioria das coisas, porém a venda de 1kg de processadores cerâmicos (aqueles cinzas - 486 e k6) dá R$120,00 de lucro. Segue abaixo a tabela de preços.

Visitei o local pessoalmente (afim de ganhar um troco) e afirmo que pra quem curte uma sucata é um passeio fantástico! Tem um monte de impressora velha, monitores, pilhas e pilhas de coolers, fontes diversas, cabos e outras tranqueiras.

O endereço do estabelescimento que está no folheto acima mudou, mas se você quer visualizar no google maps e saber como chegar na sede atual de Goiânia, clique aqui.

Se você não mora em Goiânia ou Brasília, mas em uma capital ou grande cidade, provavelmente aonde você mora também tem alguma empresa ou instituição que recolhe este tipo de material. Vale a pena conferir, ganhar qualquer coisa, liberar o espaço que este lixo ocupa e de quebra colaborar com o meio ambiente!

Edição em 13/05/14

Tenho recebido periodicamente pedidos de endereço e telefones da empresa que compra o material reciclado. Estes dados estão um pouco difíceis de acessar, pois a resolução da imagem ficou pequena, portanto segue os dados resumidos:

Nome da Empresa: "Sucata Eletronica"
Telefones em Goinia: 3202-0515 e 7811-7938
Endereço: Rua 802, 116-182 - Setor Leste Vila Nova‎Goiânia - GO, 74633-110
Link do maps: https://maps.google.com/maps?q=-16.667686,-49.235382&z=18

Esta é a imgem da faxada da empresa em Goiânia, retirada do google maps!

Faxada da empresa de reciclagem em Goiania - GO

Em Brasília, busque através dos dados:

Endereço: Av. Recanto das Emas, ADE Qd 200 Conjunto 5 Lote 40
Telefone em Brasília: 7815-0562

 

Newsletter
Assunto: Eco | Comentários(1) | Postado por André EXPANDIR
NOV 17 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

Transforme seu lixo eletrônico em peças úteis! Aparador de livros (L) para sua estante!

Lembra daquele tanto de fonte velha que você tem guardado naquele cantinho da sua casa?

fontes sucateadas

Faça um L de estante de biblioteca - aparador de livro ou seja lá como isso chama! É muito simples, apenas corte uma tampa da carcaça de uma fonte velha e use em baixo daquela fileira de livros da sua estante. Além de ajudar a natureza, você ainda vai ajudar o visual da sua prateleira, e também conserva os livros desamassados!

estante de livros antes e depois
Este é o resultado

aparador de livros feito com carcaca de fonte
E aqui a maneira como foi cortado

 Para cortar o meu eu usei uma microretífica, mas não será problema se você não tiver. Nada que um alicate, uma lixa e muito muque não resolvam. A lixa serve para você tirar o "corte" que a chapa ganha quando é cortada. Você pode aproveitar e dar uma abaoladinha nas pontas também, se for o caso!

Newsletter
Assunto: Eco | Comentários(1) | Postado por André EXPANDIR

1 2 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espirito Livre Diolinux

FRASE DO DIA

spacer

Todo culpado é um posso de orgulho.

Zíbia Gasparetto


bottom