Comentar Busca Avancada Em PDF

Cabo de rede duplo - 2 em 1, liga dois computadores em um só ponto de rede (RJ45)

Esta é uma postagem complementar da postagem  "como fazer e aproveitar ao máximo um cabo de rede". Faz tempo que eu queria ter publicado isso, mas só agora pude fazê-lo. O objetivo deste cabo é ligar duas placas de rede através de um só ponto, ou seja, na sua instalação física predial, um único cabo de rede CAT5E pode ligar dois usuários, sem mudar nada, apenas trocando as duas pontas terminais na instalação, uma no ponto onde fica as máquinas, e outra no rack, onde ficam os switches e patch panel.

cabo de rede amarelo e azul
Você vai precisar de dois cabos (crimpados ou não). Neste exemplo eu uso de cores diferentes, mas você pode usar da mesma cor, e marcar um deles com caneta de escrever em CD, por exemplo.

cabo de rede azul seccionado
Em seguida corte os dois cabos do tamanho conveniente para serem usados onde se encontram as máquinas. Para os cabos que já vem crimpados, eu costumo cortar 1/3 do cabo, pois o meu rack é pequeno, não há necessidade de um cabo extenso perto do switch. Se o seu rack for grande, é melhor fazer o cabo do zero, crimpando todas as pontas, e usando o tamanho adequado nas duas terminações da instalação predial.

cabo cat5e e ferramenta para desemcapar
Para desencapar, eu recomendo esta ferramenta específica amarelinha, facilita a vida! Meça de 10 a 15cm ao corte feito, isso dá pouco mais que um palmo.

preparo de pontas para cabo de rede duplo
Ao fim do processo você deve ter esta situação. Corte a capa plástica removida anteriormente em 1,5 a 2cm. O excesso de fios vai ficar dentro do conector RJ45 macho. Neste ponto já começamos a lógica de fabricação do cabo, portanto atenção às cores e padrões dos conectores, principalmente se você estiver utilizando um cabo já crimpado. Como cada ponta (usuário) usa efetivamente apenas dois pares, os outros dois pares devem ser removidos para formamos a nova ponta dupla...

duas pontas de cabo rj45
Neste caso, o cabo em amarelo, que já veio crimpado, é do padrão T568B, o cabo azul não tem padrão, eu crimpei desta forma para facilitar a identificação usando as demais cores presentes. Observe que na ponta do cabo azul, eu troquei o par laranja do padrão T568B (laranja claro e escuro) pelo par azul (azul claro e escuro); também troquei o par verde do padrão T568B pelo par marrom.

Como qualquer cabo de rede, não é necessário seguir este padrão. Basta que se faça igual nas duas pontas que trabalharão em pares. Afinal, toda inversão que você fizer, deverá ser desfeita no segundo cabo, na outra terminação. Em caso de dúvida, utilize os esquemas desta postagem anterior.

Caso você não siga esta lógica que eu propus, você precisará prestar muito mais atenção na ordem de organização para crimpar o RJ45, pois vai haver dois pares laranja e dois pares verde, isso porque estes são as cores usadas nos padrões mais comuns, T568A e T568B. Caso ache conveniente, marque levemente os pares de um dos cabos com caneta para escrever em CDs.

cabo ponta dupla sendo crimpado
Configure a nova ponta primeiramente passando os quatro pares utilizáveis através da capa plástica, a partir daí é o mesmo procedimento de crimpar uma ponta comum. Porém, observe com cuidado a configuração das cores nos pinos corretos. Observe que como eu substituí as cores dos pares nas pontas do cabo azul, a ponta conjunta pode ser colocada no mesmo padrão de cores do T568B.

 

esquema de montagem cabo de rede duplo
Para que fique claro, a ponta dupla possui sinal para dois usuários, digamos então que todos os pinos estão ativos. Já nas pontas terminais de cada cabo, que se ligam aos computadores e switch, apenas os pinos 1, 2, 3 e 6 são ativos.

testando o cabo de rede ponta dupla
Com a ponta já crimpada, você pode fazer um teste antes de fazer o acabamento na divisão do cabo. Como este testador tem duas fêmeas, uma em cima e outra que pode ser destacada, eu uso as duas ao mesmo tempo, e confiro pino a pino puxando levemente os cabos para ver se não há mal contato.

pontas de cabo de rede duplo, acabamento da forquilha com cola quente preta
Fiz o acabamento com cola quente preta. É bem fácil de fazer e não fica feio, de sujeira, com o tempo. Você pode fazer com fita isolante também, mas não fica tão legal...

testando o cabo de rede ponta dupla de maneira total, simulando todo o percurso
Um bom teste final pode ser feito com uma emenda de RJ45, ela simula a sua fiação predial, já que a pinagem é idêntica em uma ponta e outra. Neste teste você tem de observar se as duas pontas finais se comportam como uma rede padrão, ou seja, se os pinos 1, 2, 3 e 6 são os pinos ativos...

OBS 1: Este não é o único jeito de fabricar este cabo. Eu já fiz usando os dois cabos diretamente dentro conector, sem fazer a forquilha antes. O problema neste caso, é que é bem mais difícil de encaixar os fios na posição correta. Outro problema desta abordagem, é que o conector fica mais pesado e o cabo menos flexível em suas proximdades, o que acaba favorecendo mal contato no encaixe fêmea.

OBS 2: Algumas pessoas fazem este cabo utilizando conectores fêmea, tipo keystone. Então conseguem usar cabos comuns de qualquer tamanho no lado do usuário. Eu não faço assim porque os conectores RJ45 fêmea costumam ser mais de 10 vezes mais caros que os machos. Crimpar os cabos com qualidade em keystone também exigirá mais equipamentos, ou muito mais paciência...

Agora e só colocar os cabos nas extremidades. Veja como fica:

instalando o cabo de rede ponta dupla no rack

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(0) | Postado por André