top

Portfólio - Fisioterapia UEG

Visão geral

Data da construção: ~ 07/2007

Este site é composto por um sistema básico CMS, que neste é denominado informativos, com feeds RSS, um menu dinâmico com 3 níveis, uma espécie de grade curricular dinâmica, um calendário acadêmico e as páginas com conteúdo diverso.

Também na página inicial é possível inserir uma página de conteúdo qualquer, como sendo a página principal do site.

Informativos

Os informativos são espécies de chamdas de notícias de interesse da comunidade acadêmica da unidade. Este é um recurso interessante para que notícias corriqueiras possam ser publicadas sem frescura e através do RSS ser acessível a qualquer momento!

Disciplinas

As disciplinas neste portal são cadastradas por um usuário administrador com permissões para tal. Este cadastro vincula um outro usuário - professor como responsável e este (além do administrador de disciplinas) passa a ter acesso ao conteúdo desta disciplina, podendo a partir de então adicionar ementas, material didático, cadastrar compromissos e modificar dados se for necessário.

As disciplinas cadastradas são divididas por período, e assim são plotadas numa espécie de grade curricular. Nesta grade as disciplinas que foram atualizadas num período inferior a 10 dias ganham um destaque, ficam com um fundo mais escuro, isso facilita aos alunos identificar quais atualizações deverão estar atentos.

A agenda da disciplina facilita a comunicação entre alunos e professores e ajuda na organização dos compromissos. Para melhorar ainda mais, existe uma página atalho que plota todos os compromissos separados por período, é o que veremos adiante.

Compromissos

Organizados cronologicamente e com destaque para os compromissos que ainda não se passaram (os de data futura em relação à data atual), os compromissos unem todos os agendamentos de disciplinas de acordo com o período da mesma.

 Calendário

Para ajudar ainda mais os alunos e afins na organização de horários e datas, existe o calendário da unidade, trata-se de um sistema que cadastra em datas compromissos gerais da unidade ou departamento.

Este calendário é plotado publicamente em uma página, nesta as datas que contém relevância são destacadas com um fundo diferenciado. Ao passar o ponteiro do mouse em cima da data o visitante da página visualizará um resumo da data com a relevância descrita.

Área restrita

Na área restrita é que se administra as ferramentas disponíveis ou que se modifica dados sobre o usuário em questão (ex. login, senha, nome, email..).

O acesso a esta área é concedido por algum usuário com permissão para tal, em geral possuem acesso a esta área professores (com acesso à suas disciplinas) e alunos membros do Centro Acadêmico (que ficam responsáveis pela administração de outras ferramentas)

Os usuários com acesso restrito não estão pré-definidos em suas atribuições e permissões. Esta configuração é bastante flexível e modular, podendo ser construído a configuração mais conveniente para cada usuário separadamente.

As páginas internas

Uma das atribuições que os usuários podem possuir é a de cadastro de páginas. Estas podem estar vinculadas a menus ou a qualquer outro link na página.

 Recursos

O site está provido de um sistema de usuários online e estatísitcas de acesso baseados nas páginas visitadas.

Através de um blog interno, os usuários autorizados  podem se comuninicar facilmente.

Com poucos cliques é possível re-modelar o menu do site adicionando, exlcuindo, editando, ou movendo os ítens deste.

Para outras configurações, existe uma página que de maneira simples configura quantidade de páginas de informativos, postagens no blog interno, espaço para hospedagem de arquivos no servidor para cada usuário e extensões que não devem existir entre os arquivos hospedados. Outro recurso interessante é a opção de uso ou não da tecnologia AJAX.

Clique aqui para visitar este site

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.

Albert Einstein

...

bottom