top

Resultado de busca (18):

NOV 21 2013
Comentar Busca Avancada Em PDF

Como Aumentar em 4.5 vezes o Desempenho de um Computador - HD vs SSD (comparativo gráfico)

SSDs são Solid State Drives, substituem o HD na função de armazenar dados, porém com várias vantagens, a principal delas, desempenho! Imagens falam mais que mil palavras, especialmente quando o assunto é mensuração. Então veja:

HD Seagate 500Gb
Isto é o que um HD comum lhe entrega. Média de 109.3 MB/s em leitura e 74.5 MB/s em escrita. Este HD não consegue o desempenho máximo que o Sata II oferece.

SSD Sandisk 64Gb
Isso é o máximo que um SSD lhe entrega na interface Sata II. Média de 248.9 MB/s em leitura e 137.1 MB/s em escrita. Observe que este desempenho está limitado ao que o Sata II pode oferecer...

Daqui já dá pra ver a enorme diferença de desempenho. O SSD oferece maior velocidade em escrita do que o HD pode oferecer em leitura! Vejamos mais...

SSD Sandisk 256Gb
Isto é o que um SSD pode lhe oferecer no Sata III, o máximo desempenho das placas atuais. Média de 494.2 MB/s em leitura e 219.6 MB/s em escrita.

Fica claro a diferença entre um HD e um SSD em termos de desempenho. Observe ainda os valores médios de tempo de acesso - 0.29 milisegundos no SSD com Sata 2 contra 15.69 milisegundos no HD com Sata 2. Isso é o que mais faz diferença no dia-a-dia, na hora de iniciar ou desligar o computador, afinal a maioria dos arquivos são pequenos e em lugares diferentes, alguns deles estão fragmentados...

Atualmente a diferença em desempenho se encherga também na diferença em preço entre os dois dispositivos quando comparados em capacidade parecida. O $/GB do SSD é ainda mais variado que dos dispositivos HDs. Porém, quando o fator espaço (GB) não é levado em conta, é possível comprar um bom dispositivo para usar apenas com o sistema operacional e programas instalados por um preço parecido, fazendo assim, uso do melhor dos  "dois mundos ".

Algumas opções no famoso DX.com:

Observações:

Os testes foram feitos em dispositivos diferentes e máquinas diferentes devido à disponibilidade.

Assim como nos HDs, o desempenho dos SSDs podem variar grandemente dependendo da tecnologia empregada no produto. Existem HDs com melhor desempenho e também SSDs melhores. Estes foram apenas exemplos de dispositivos comumente encontrados no mercado, com bom custo x benefício.

Os dispositivos SSDs são encontrados também em outros tipos de interface que não seja o SATA, em especial em MACs, é utilizado outro tipo de socket que é bastante comum em sistemas embarcados.

Os SSDs em sua maioria vêm em tamanho de 2.5 ", que é o tamanho padrão de HDs para notebook. Isso não impede que você use o mesmo dispositivo para desktops, basta comprar um adaptador para 3.5 ". Aqui outra opção.

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
JUL 17 2011
Comentar Busca Avancada Em PDF

Cabo de áudio P2 - RCA, para TV, notebok, e outros players

Sempre que vejo alguém dizer que vai fazer algo, como no caso um cabo de áudio P2 para RCA, vem alguém e diz "compre pronto", como se comprar fosse sempre a solução para tudo! A minha intenção com esta postagem não é só dar a receita de como fazer um bom cabo de áudio, mas apontar alguns casos em que comprar um cabo como este não resolve. Isto é, quando:

  1. A qualidade faz diferença, e você está cansado de coisas descartáveis
  2. Você precisa de um cabo maior do que se encontra no mercado
  3. Você tem conectores de cabos estragados a disposição, e quer reaproveitar
  4. O cabo passará por dutos em que não é possível passar o cabo atado ao conector
  5. A resistência física e proteção contra interferências é necessária

Bom, creio que já não há motivos para simplesmente ignorar a necessidade de, às vezes, fazer um cabo simples como este.

esquema de ligacao p2-rca

Para um cabo de boa qualidade o cabo deverá conter um pino e uma malha, sendo duas vias (estéreo) e de preferência com capa emborrachada.

conectores p2-rca

Material necessário, muitas vezes utilizo o conector P2 de cabos estragados, são melhores do que os comprados, já os RCA é melhor comprar novo.

passo-a-passom p2-rca

Tome cuidado ao soldar o conector P2, eles são muito sensíveis ao calor, pois o isolamento entre as divisões é feito com plástico. Mais cuidado ainda com os conectores comprados novos, a maioria é ainda mais sensível que os reaproveitados.

cabo p2-rca pronto

Cabo pronto, o acabamento ao redor do conector reaproveitado foi feito com cola quente preta. Dica: para o visual liso homogêneo e brilhante, depois de aplicado a cola, moldar com o ferro de solda, com muito cuidado e paciência.

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(1) | Postado por André EXPANDIR
JUL 01 2011
Comentar Busca Avancada Em PDF

Como fazer e aproveitar ao máximo um cabo de rede

Esta postagem fiz para, digamos, atender a demanda! Explico, pesquisando sobre as palavras mais buscadas neste site através das ferramentas do google, vi que a frase "cabo para rede" está em segundo lugar nas mais procuradas! Talvez por conta da postagem de como fazer um cabo VGA com o cabo de rede. Então mesmo sendo manjado, vou colocar a receitinha de como confeccionar um bom cabo!

Para a qualidade desses cabos, o principal é uma boa ferramenta de crimpagem. Os melhores são feitos com ferro, e se você ainda não tem, indico este aqui, além de ser barato é muito bom! Além disso você vai precisar de um cabo categoria 5e (4 pares trançados), e os conectores RJ45.

RJ45-T568B

Pra quem gosta de algo bem didático, este vídeo está bem explicadinho... 

 

 

Existem também os cabos tipo crossover, para inteligar dois computadores diretamente, somente com o cabo. Para confeccioná-lo é necessário trocar a ordem dos pares verde e laranja (1-2 e 3-6). Porém as placas de rede mais novas já são capazes de fazer esta troca automaticamente, estando portanto a confecção deste tipo de cabo obsoleta.

Como na verdade os cabos de rede utilizam apenas 2 dos 4 pares que o cabo oferece, para a função desejada. É possível ligar até 2 linhas telefônicas num mesmo cabo cat5e e a placa de rede, ou com o mesmo cabo, ligar 2 placas de rede. Isso sem que haja prejuízo ou interferência em nenhuma das funções.

RJ45+RJ11

Os conectores RJ45 fêmea não são padronizados, dependendo do fabricante e do tipo podem variar a ordem dos pinos e o código de cores. O ideal é seguir o número dos pinos, caso não tenha, siga o código de cores, trocando apenas as cores dos pares que serão utilizados.

Importante: Siga sempre o mesmo padrão adotado em ambas terminações do cabo/instalação e você terá sucesso!

Atualização em 31 de outubro de 2014

Fiz uma postagem complementar, explicando como fazer um cabo de ponta dupla para ligar dois computadores de forma econômica.

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(2) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Nunca diga a Deus que você tem um grande problema. Diga a seu problema que você tem um grande Deus, que tudo fará por você.

Desconhecido


bottom