top

Resultado de busca (21):

AGO 01 2013
Comentar Busca Avancada Em PDF

Transformar imagens em PDF no Linux - Do basico ao acabamento...

Essa é pra você que precisa documentar imagens digitalizadas por escâner ou foto. O foco é tratar adequadamente, em especial as imagens mais improváveis, as tiradas com câmeras sem muito critério, mas serve para todos os casos...

 

Os programas utilizados foram o Fotoxx, o Pinta e o convert; também aparece o KolourPaint. Todos estes podem ser encontrados nos repositórios do Ubuntu, o convert já vem instalado por padrão inclusive, mas as versões mais atuais estão nas páginas oficiais destes... Veja:

Esta postagem vai ser bem objetiva mesmo! Pra gastar seu tempo apenas com o vídeo. Até.

 

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
MAI 14 2012
Comentar Busca Avancada Em PDF

Instalar os drivers ou impressora HP OfficeJet Pro 8100 e 8600 no Windows XP 64 bits

Para quem precisa fazê-lo e não encontrou o link para download no site oficial da HP, não se desespere, e não adianta solicitar assistência a eles. Passei por este problema e contactei a HP do Brasil, que nem oferece a opção no site para este sistema, e eles me disseram que não dão suporte. No site versão inglês, tanto da Inglaterra como dos Estados Unidos, há um links, porém quebrados. Solicitei via e-mail assistência, mas eles me confirmaram que não havia drivers para o XP 64bits para esta impressora. Uma pena, pois para a Pro 8000 (modelo anterior) havia.

Bom, como acho que pouquíssimas pessoas vão ter este problema, até porque raras pessoas usam o XP 64bits, vou fazer uma explicação bem rápida e direta, se por acaso houver procura e tempo (da minha parte), eu detalho e coloco capturas de tela! Com estes passos consegui imprimir normalmente com a impressora ligada à rede sem fio, porém as configurações já tinham sido feitas por completo em outra máquina.

  1. Vá ao site da HP procure os drivers básicos para da Pro 8100 para o Windows Vista 64bits - download direto
  2. Com o pacote executável baixado, extraia os arquivos para uma pasta (pode ser feito com o winrar)
  3. Entre na central de impressoras e de fax do sistema (start -> conf., -> printers...) e inicie o assitente de adição (wizard)
  4. No assistente selecione impressora localmente conectada (padrão) e desative a conexão automática "plug and play", avance
  5. Selecione criar nova porta e no menu flutuante escolha "Standard TCP/IP port", avance
  6. Uma nova janela vai abrir, avance, e na requisição de endereço IP digite o endereço no primeiro campo; o segundo é completado automaticamente quando finalizado corretamente o IP, avance e conclua
  7. Na nova janela você precisará escolher drivers para a porta, acione o botão "with disc" e na tela seguinte procure a pasta onde está o conteúdo extraído do instalador baixado no site da HP. O instalador encontra o Autorun.inf, então dê OK e prossiga.
  8. Nas telas seguintes o assistente perguntará se deseja manter o driver original ou substituir, escolha substituir ou "replace...", escolha também se deseja fazer a impressora padrão, etc, etc, até concluir.

É isso, se sua impressora estava configurada corretamente na rede você deverá estar apto a imprimir, se desejar, faça o teste de impressão. Eu não consegui fazer a conexão usando o nome do nó, ou do dispositivo, apenas com o endereço IP estático, pelo menos por enquanto.

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
MAI 01 2012
Comentar Busca Avancada Em PDF

Alternativas ao CorelDraw, desenho vetorial para Linux

É comum ainda vermos bastante perguntas em fóruns especializados, sobre alternativas livres para os programas mais comuns (e parrudos) para Linux. Pensando nisso posto agora uma avaliação das opções mais cotadas do Corel Draw, como substituição à esta postagem, que na verdade já está obsoleta, pois agora temos ferramentas que automatizam a configuração do Wine, como o winetricks e o PlayOnLinux.

Bom, captamos algumas opções, e analisamos:

  • Xara Xtreme 0.7 (xaraxtreme.org)
    • Versão portada do Windows para Linux, roda em Linux, FreeBSD e uma versão para OS-X está em desenvolvimento. Desenvolvido em G++ seu ponto forte é performance, e o ponto fraco é não possuir tradução para o Português.
  • Inkscape 0.48.2 (inkscape.org)
    • Mais famoso software livre do gênero, possui grande comunidade, documentação, traduções e roda em quase todas as plataformas (Unix, Windows e OS-X). Escrito em C/C++ porém com partes em Python, especialmente para desenvolvimento e testes; muito estável e completo.
  • Skencil 0.6.17 (skencil.org)
    • Desenvolvido numa linguagem moderna, Python, porém dependente de versões 2.6 para baixo. Foi bastante complicado rodar este software no Ubuntu, bem diferente dos seus concorrentes, não o encontrei nos repositórios oficiais, mas existe um .deb disponível por aí. Roda em quase todas plataformas (Linux, FreeBSD, OS-X, Solaris), sua versão 1.0alpha contará com ajuda do projeto SK1, e deverá trazer boas e necessárias novidades.
  • SK1 0.9.1 (sk1project.org)
    • Um projeto bom e concreto, mas já descontinuado. Uniram forças com o Skencil e modificaram o nome para PrintDesign (print-design.googlecode.com), levantam sem medo a bandeira "CorelDraw Like Program" e impressionam pelo fino acabamento e por serem os desenvolvedores do UniConvertor (converte arquivos CorelDraw e Ilustrator para vários outros formatos), que é usado inclusive pelo Inkscape.

Contei com a ajuda preciosa da minha namorada pra fazer esta postagem, coloquei ela pra testar esses programas e anotar as primeiras impressões; já que é ela quem mexe com design gráfico, e está bastante acostumada ao CorelDraw. Tivemos alguma dificuldade para avaliar detalhadamente, e uma limitação de tempo e espaço, não quero que esta postagem seja tediosa de ler! Por isso decidi fazer algo mais enxuto e direto avaliando os seguintes importantes critérios:

  1. Qualidade de métodos de seleção e manipulação de objetos
  2. Qualidade da interface gráfica
  3. Ferramentas disponíveis
  4. Compatibilidade de comandos em relação ao CorelDraw
  5. Ocorrência de falhas, bugs e comportamentos inesperados
  6. Opções de Importação e Exportação de arquivos
  7. Tradução para Português

Sendo assim pontuamos cada critério com uma nota de 0 a 10, formando a tabela:

Critério  Skencil  Xara  Inkscape  SK1
1  0  10  10  8
2  0  10  10  9
3  4  6  8  5
4  2  8  9  7
5  0  10  7  10
6  6  8  10  10
7  10  0  10  9
Total  22  52  64  58

Descobrimos então que a fama do Inkscape não é atoa, é atualmente a melhor opção para desenho vetorial para Linux. Minha namorada concluiu inclusive dizendo que adorou o programa, principalmente a ferramenta spray, e que na verdade a migração é apenas uma questão de costume. Porém fez ressalva à performance, foi o motivo da baixa nota no critério 5.

O oposto aconteceu com o Skencil, e não é por menos, ele deixa muito a desejar, além de ser muito básico, possui problemas na renderização de objetos, e um estranho problema no menu "Arquivo", que só fixa se pressionando continuamente o botão esquerdo do mouse. Selecionar objetos também é um custo, tendo que acertar no contorno do mesmo.

Os campeões de Importação e Exportação são o Inkscape e o SK1 (motorizados com o UniConverter), veja a lista de todos as opções suportadas, além das mais comuns (jpg, bmp, gif, ico e etc...), é claro:

  • Inkscape
    • Importa: svg, pdf, ai, wpg, ggr, ps, xaml, cmx, cdt, cdr, ccx, sk1, dxf, eps, wmf, ai.svg, cgm, hpgl, "Open Clip Art"
    • Exporta: svg, svgz, pdf, ps, pov, fx, odg, tex, hpgl, xcf, xaml, dxf, wmf, sk1, gpl, e compactados zip
  • Xara
    • Importa: xar, art, pcf, pnm, ppm, psd, xpm, ai, eps, svg, svg.gz, pgm, pbm, tiff
    • Exporta: eps, xar, pcd, pdf, pict, pnm, psd, xpm, tiff, xpm, ai, eps, svg, svg.gz
  • SK1
    • Importa: sk1, sk, ai, eps, cdr, cmx, ccx, svg, wmf, cgm, aff, plt, fig, pcx, psd, tiff, pbm, ppm
    • Exporta: sk1, sk, ai, pdf, ps, cgm, svg, wmf, plt
  • Skencil
    • Importa: sk, wmf, cgm, svg, ai, aff, fig, e compactados gz e bz2
    • Exporta: sk, svg, ai, pdf, wmf, cgm

Percebam que todos suportam SVG, uma verdadeira vantagem de usar programas livres, afinal você tem a liberdade de portar seu projeto para qualquer um desses softwares e outros também sem qualquer dificuldade. Nota-se que os projetos livres têm o interesse de manter a compatibilidade, não só com o Corel, (que hoje em dia ele nem é lá essas coisas, mas ainda está bastante difundido) mas também mantém compatibilidade com o Adobe Ilustrator.

Finalizando, gostaria de deixar uma referência ao Scribus, um software específico para diagramação, e que parece ser muito bom, que acabei encontrando nas pesquisas da vida!

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espirito Livre Diolinux

FRASE DO DIA

spacer

Arte é aquilo em que o mundo se transformará, não aquilo que o mundo é.

Karl Marx


bottom