Comentar Busca Avancada Em PDF

PC com memória flash - instalando o Windows XP num pen drive

O primeiro passo para instalar o S.O. (Sistema Operacional)  num pen drive é ligar o pen drive no PC, lógico. Então fabriquei este conector para plugar o pen drive na placa-mãe e o conjunto ficar dentro do gabinete. A idéia inicial era pregar um velcro entre o açoalho do gabinete e o drive USB.

extensao usb
Este foi o conector USB mais "decente" que eu já fiz. Comprei quase todo material em lojas de eletrônica (com exceção do cabo flat)

extensao usb dentro do gabinete
Aqui vemos como ficou o conjunto, a adaptação funcionou muito bem.

Para bootar um S.O. pelo USB a placa-mãe deve logicamente suportar boot pelo drive USB. Isso pode ser verificado no manual da sua placa, ou dando uma navegada pelas opções de boot na BIOS da sua placa, se for o caso.

Em segundo lugar para o boot funcionar, o drive deve ser "bootável", explicando melhor, ele deve conter um setor de boot de onde a placa-mãe arrancará o S.O. E há várias maneiras de tornar um drive desses bootável.

  1. Usando um software específico para copiar o conteúdo de um disquete inicializável MS-DOS para o drive (não lembro o nome)
  2. Capturando os arquivos específicos de boot do MS-DOS e transferindo-os para o drive com o software HP USB Disk Storage Format Tool
  3. Usar o software BartPE Builder para criar uma incialização com um sistema live
  4. Ou recuperando um backup de uma patição com um S.O. instalado através do Norton Ghost (método que eu usei)

A partir do momento em que se tem o drive inicializável, é preciso instalar o sistema no drive através de um CD modificado (como normalmente se faz), ou modificar um sistema já instalado, como é o caso deste link que encontrei.

Porém, esta última solução, achei um bocado complicado, e não quis perder mais tempo do que já tinha perido tentando algo que eu nem sei se conseguiria fazer, além do mais, eu ainda teria que baixar alguns softwares auxiliares para fazer aquela parafernalha toda.

Assim, resolvi ficar com a opção de criar um CD modificado do windows XP - no meu caso modifiquei um XP com SP3 integrado - adaptando o sistema para trabalhar dentro da realidade e das limitações do drive USB. São elas:

  1. Esses drives têm vida útil limitada para escrita - então desabilita-se a indexação (pagefyles.sys) do sistema, tornando-o mais lendo ainda (já que só de estar com drive USB limita-se a transferencia ao barramento da porta) porém esta política economiza muitas escritas no drive.
  2. Para acessar os arquivos de sistema a paritr do drive, têm-se que montá-lo antes de qualquer coisa durante o processo de inicialização

Acesse este link fonte se você deseja fazer o processo. Nele também contém explicações mais detalhadas, em inglês, porém. Além disso uma listinha dos equipamentos em qual a façanha foi testada (já que a microsoft nega a possibilidade de fazê-lo).

Para fazer modifiquei imagem do XP, o processo é feito através da extração e modificação de alguns arquivos do CD, e depois (re)inseri-los na ISO, só depois gravar, e instalar. Lembrando que se no momento da instalação o drive não for bootável, a instalação não continuará depois da fase de cópia dos arquivos.

Depois de instalado e testado, achei não muito conveniente usar o desktop daquele jeito, o computador ficou muito mais lento para ligar totalmente, e sempre dá um erro dizendo que o arquivo de indexação não tem tamanho recomendado (ou algo parecido), e o pior a placa-mãe que eu instalei (PCChips P17G) não inicia o sistema sem um drive IDE qualquer colocado - algumas placas têm esse porém.

A minha idéia de economizar com o HD para computadores que ficariam apenas como terminais de vendas foi por água abaixo, talvez se fossem linux, seria menos frustrante, mas neste caso não teve jeito, o progama que será usado para vendas simplesmente é feito com Delphi. Pelo menos, a experiência e o conhecimento foram válidos!

 

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André