top

Resultado de busca (75):

AGO 13 2018
Comentar Busca Avancada Em PDF

Uau! Uma nova postagem depois de três anos!

Este blog estava abandonado, só que não, continua no ar - mesmo sem novos conteúdos, insisti em manter o que já existe disponível, e curiosamente o número de visitantes cresce timidamente a cada ano.

Outra curiosidade é que página no Facebook também cresce, a cada 4 ou 5 meses ganha um novo assinante. Mesmo eu não disponibilizando nenhum novo conteúdo, nem lá nem ká. É até difícil saber o motivo real do novo "like" recebido, bom, o conteúdo deve ainda ser relevante para algumas pessoas, até por isso insisto em manter o que já publiquei até então disponível.

Gostaria de manter isso aqui sempre atualizado, com mais informações para ajudar mais pessoas e espalhar conhecimento, mas você sabe, a vida é assim, é complicado priorizar um projeto que lhe toma tempo e recursos quando existem outros sonhos a realizar e contas a pagar.

Muita coisa aconteceu durante estes três anos de silêncio por aqui. Agora estou casado, morando no exterior, realizando um sonho antigo, aprendendo tantas coisas, mas infelizmente sem poder dedicar tempo a este "depósito de informações".

É complicado entender, sobre a perspectiva de quem escreve, como o conteúdo aqui publicado impacta na vida de quem o consome. Eu não sei realmente se vale a pena gastar tanto tempo em criar um conteúdo no formato que sempre apresentei aqui. Não consigo realmente criar um texto muito informal, naturalmente escrevo tendendo ao "padrão formal culto da língua portuguesa", mas minha real intenção é popularizar informações técnicas com qualidade e clareza.

Também imagino que a maioria do povão, eu incluído, tem dificuldade de gastar um tempão lendo um textão. Talvez seja este o motivo do grande sucesso do YouTube como plataforma, e os seus canais - os que tem qualidade, é claro - em disseminar informação a tantas pessoas. É óbvio que o YouTube e seus canais também tem suas limitações, por exemplo, é bem raro ver conteúdo técnico muito aprofundado por lá, e quando se encontra isso, o resultado é geralmente um vídeo massante, é complicado. É, transmitir conhecimento é de fato complicado, e na verdade, exige de uma forma ou outra que o receptor da mensagem esteja agindo de forma ativa, e não passiva. Para aprender é preciso esforço.

Mesmo concluindo isso, gostaria de mudar algo para que eu pudesse publicar mais gastando menos tempo. Eu já tentei publicar algumas informações em vídeo, e tentarei fazer isso sempre que julgar mais efetivo transmitir o conhecimento desta forma, mas infelizmente produzir um bom vídeo também exige muito tempo. Tenho quase certeza que a maioria dos visitantes do blog são visitantes casuais, direcionados por algum outro site ou resultado de pesquisa do Google, portanto acredito que seja quase impossível alguém ler esta postagem. Mas se for este o seu caso, me deixe aí nos comentários a sua opinião, que formato de conteúdo seria o mais adequado para transmitir conhecimento técnico?

Eu poderia, por exemplo, colocar um monte de comandos para serem executados no terminal, muito pouca explicação de como aquilo funciona como um todo. Talvez isso seja o suficiente para resolver o problema de muita gente, e seja mais fácil de publicar com certa constância, mas a internet já tem bastante conteúdo neste formato não? Estaria este conteúdo de fato contribuindo com a disseminação do conhecimento? Será que eu não seria só mais um na multidão? Ainda assim o conteúdo seria relevante?

Eu poderia talvez disponibilizar bons conteúdos com esta pegada, grande parte do conteúdo técnico fresco só encontramos em Inglês, mas até que ponto isso é de fato relevante? As pessoas também tem buscado aprender o Inglês, e o Google Translate está aí, a poucos cliques de distância.

Sigo eu, no meu post retórico, mas finalizo. Não quero gastar muito tempo com isto, afinal espero guardar a inspiração e tempo disponível para postar coisas úteis e não desperdiçar "bytes" com mais perguntas que respostas. Foco na solução, sempre!

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
AGO 05 2015
Comentar Busca Avancada Em PDF

Youtube finalmente transmite vídeos em HTML5 por padrão! Enfim, o último golpe que deve decretar a morte do Flash Player

Você já deve ter percebido que a "carinha" do player do youtube.com mudou ultimamente. E a mudança não é apenas estética, de fato a "engrenagem por baixo do capô" mudou por completo! E para melhor!

O youtube já vinha trabalhando de forma experimental com o HTML5 desde o ano de 2010, mas agora é pra valer, a tecnologia de streaming de conteúdo oferecida pelo Adobe Flash Player é obsoleta, mas ainda será carregada como legada, apenas em situações onde o HTML5 por ventura não for suportado. Não sabemos até quando será assim, mas imagino que não por muito tempo, já que o Flash Player hoje dá mais trabalho que alegria para a maioria dos desenvolvedores, enfim, esta tecnologia já não atende aos requisitos atuais para transmissão de vídeos pela internet.

O Flash Player curiosamente cresceu em incompatibilidades quando boicotado pela Apple em grande parte de seus produtos, e a grande justificativa eram problemas de segurança. Suponho eu, que este último golpe no famigerado produto da Adobe também tenha sido apressado por mais uma grande falha de segurança descoberta recentemente, que inclusive fez com que o Mozilla Firefox desativasse por padrão a extensão que permite este navegador rodar o Player. Tudo isso reforça os maus tempos enfrentados pelo Flash, e até sistemas de menor porte deverão extinguir de vez o Flash Player a exemplo da gigante de vídeos, youtube.

No caminho inverso, a tecnologia de vídeos em HTML5 cresceu em interoperabilidade e suporte. Funciona cada vez melhor em todos os dispositivos, em especial nos novos processadores e smartphones, que possuem processadores gráficos especializados. Além disso a nova tecnologia do HTML5 dá maior flexibilidade ao permitir que diversos codecs de vídeo sejam utilizados, modularizando a solução, e abrindo caminho para a evolução dos protocolos de transmissão de vídeos, que cada vez mais possuem maior qualidade, buscando também maior fluidez.

A tecnologia de vídeo HTML5 é tão mais inteligente, que até em hardware antigo é possível obter melhor desempenho quando em comparação com o Flash Player. Isso é devido ao acesso às bibliotecas de descompressão de dados nativos do navegador ou Sistema Operacional. Na verdade, o plug-in implica em custo e complexidade computacional adicional, gerando overhead, que agora é evitado.

E quem está saltando de alegria são os desenvolvedores web. Além da boa notícia do Internet Explorer ser descontinuado, a outra tecnologia que causava chateações está definhando e caminhando para o completo esquecimento. Agora as TAGs HTML <embeded> e <object> estão pra lá de deprecated, e deverão ser substituídas por <iframe> ao se embutir conteúdo do youtube.

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
MAI 13 2015
Comentar Busca Avancada Em PDF

Impressão 3D livre! Palestra no FLISOL 2015

Este ano fui privilegiado por ter tido aceita a proposta de palestra em dois importantes eventos, o FLISOL 2015 de Goiânia, realizado na faculdade ALFA e o de Anápolis, realizado na UEG. Os dois eventos aconteceram no mesmo dia, felizmente Goiânia e Anápolis são cidades próximas, e conseguimos nos organizar para fazer a palestra na UEG na parte da manhã e na ALFA no parte da tarde!

Eu tenho um apreço muito grande pelo evento FLISOL. Isso porque eu estive presente no primeiro evento realizado no estado de Goiás, que aconteceu em Goiânia no ano de 2005, no ainda dito "CEFET/GO", hoje IFG. Neste evento tive meu primeiro contato prático com o Sistema Operacional Linux, até então eu não tinha conseguido instalar sozinho... Este é o principal objetivo do FLISOL, ajudar pessoas com pouca experiência a experimentarem novos sistemas de código aberto, em especial o Sistema Operacional livre mais utilizado no mundo!

Conseguimos gravar a palestra realizada na UEG. Infelizmente não sobrou bateria para o evento na ALFA. Vejam e relevem a falta de experiência do palestrante...

 

 

Disponibilizei os slides desta palestra em ODP para Download aqui, ou se preferirem, tem também em PDF neste link no SlideShare. Surgindo qualquer dúvida, é só perguntar nos comentários!

Agradeço também as equipes de Goiânia e Anápolis por seu grande empenho em realizar um evento tão legal, que é o FLISOL.
 

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

A timidez é uma condição alheia ao coração, uma categoria, uma dimensão que desemboca na solidão.

Pablo Picasso


bottom