Youtube finalmente transmite vídeos em HTML5 por padrão! Enfim, o último golpe que deve decretar a morte do Flash Player
Você já deve ter percebido que a "carinha" do player do youtube.com mudou ultimamente. E a mudança não é apenas estética, de fato a "engrenagem por baixo do capô" mudou por completo! E para melhor!
O youtube já vinha trabalhando de forma experimental com o HTML5 desde o ano de 2010, mas agora é pra valer, a tecnologia de streaming de conteúdo oferecida pelo Adobe Flash Player é obsoleta, mas ainda será carregada como legada, apenas em situações onde o HTML5 por ventura não for suportado. Não sabemos até quando será assim, mas imagino que não por muito tempo, já que o Flash Player hoje dá mais trabalho que alegria para a maioria dos desenvolvedores, enfim, esta tecnologia já não atende aos requisitos atuais para transmissão de vídeos pela internet.
O Flash Player curiosamente cresceu em incompatibilidades quando boicotado pela Apple em grande parte de seus produtos, e a grande justificativa eram problemas de segurança. Suponho eu, que este último golpe no famigerado produto da Adobe também tenha sido apressado por mais uma grande falha de segurança descoberta recentemente, que inclusive fez com que o Mozilla Firefox desativasse por padrão a extensão que permite este navegador rodar o Player. Tudo isso reforça os maus tempos enfrentados pelo Flash, e até sistemas de menor porte deverão extinguir de vez o Flash Player a exemplo da gigante de vídeos, youtube.
No caminho inverso, a tecnologia de vídeos em HTML5 cresceu em interoperabilidade e suporte. Funciona cada vez melhor em todos os dispositivos, em especial nos novos processadores e smartphones, que possuem processadores gráficos especializados. Além disso a nova tecnologia do HTML5 dá maior flexibilidade ao permitir que diversos codecs de vídeo sejam utilizados, modularizando a solução, e abrindo caminho para a evolução dos protocolos de transmissão de vídeos, que cada vez mais possuem maior qualidade, buscando também maior fluidez.
A tecnologia de vídeo HTML5 é tão mais inteligente, que até em hardware antigo é possível obter melhor desempenho quando em comparação com o Flash Player. Isso é devido ao acesso às bibliotecas de descompressão de dados nativos do navegador ou Sistema Operacional. Na verdade, o plug-in implica em custo e complexidade computacional adicional, gerando overhead, que agora é evitado.
E quem está saltando de alegria são os desenvolvedores web. Além da boa notícia do Internet Explorer ser descontinuado, a outra tecnologia que causava chateações está definhando e caminhando para o completo esquecimento. Agora as TAGs HTML <embeded> e <object> estão pra lá de deprecated, e deverão ser substituídas por <iframe> ao se embutir conteúdo do youtube.