Comentar Busca Avancada Em PDF

Cabo VGA feito com cabo de rede (VGA sob CAT-5e)

Fiquei assustado ao saber do preço cobrado pelo metro do cabo multicoaxial blindado, usado para fazer cabos VGA em conjunto com os conectores DB-15. Pesquisando pela internet encontrei uma solução mais simples utilizando o cabo de rede (cat-5e) em vez dos cabos blindados e caros.

A fonte principal foi este site, e nele há relatos de cabos confeccionados com 15 metros de comprimento, sem perdas. Há também uma solução diferenciada, e bem mais cara, um hardware de apoio, para utilizar os cabos de rede e alcançar distâncias de até 100 metros.

Com o esquema abaixo, é possível verificar que algumas ligações não são necessárias para que o cabo funcione, então o cabo de rede, com suas 8 vias (4 pares trançados) é suficiente para fazer a a conexão e enviar o sinal VGA.

esquema de ligacao cabo vga

O meu cabo ficou com 5 metros de comprimento, e passa encostado com um cabo de energia num aspiroduto, e não há interferência. Isso porquê a blindagem magnética do cabo cat-5e pode ter funcionado, mesmo esta blindagem tendo a eficiência muito dependente do hardware de rede.

 O fato é que o cabo multicoaxial blindado é mais de 6 vezes mais caro que o cabo de rede comum, e para a maioria dos usos, como é o caso de ligar um projetor em uma sala, não há diferença alguma de qualidade, nem perdas, mesmo o cabo VGA tendo diferete impedância.

Há inclusive um projeto de um cabo de vídeo e áudio de alta definição em cima do cabo cat-5e que está sendo desenvolvido para subtituir os cabos HDMI, que são muito caros, e que usam ainda a velha técnica da blindagem, que consiste em adicionar uma capa de alumínio, como uma malha, em cada par do RGB.

Vale a pena fazer um cabo destes com o cabo de rede, é muito mais barato, e o resultado é o mesmo. Caso não funcione, ainda é possível aproveitar os conectores e soldar no cabo convencional.

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(5) | Postado por André