D-link 500B - resolvendo o problema de travamento e lentidão em nível físico
Depois de tentar sem sucesso resolver os travamentos e a lentidão do modem D-link 500B (isso não acontece somente com este modelo) através da atualização de firmware e liberação de memória, resolvi abrir o moden para ver se achava alguma coisa estragada nele. Bom, nesta investigação descobri apenas que minha fonte também tinha estragado!
Ok, resolvido o problema da fonte, descobri um capacitor de tecido com aspecto meio esquisito, verificando a tampinha de cima do modem na parte superior, vi uma marca que parecia algo como um óleo respingado, bastante homogeneo, que brilhava formando um circulo, mas passando o dedo não saia nada. Desconfiado que pudesse este capacitor ter estourado, busquei em casas de eletrônica um capacitor do mesmo jeitinho, chegando lá o tio da loja me disse que aquele tipo de capacitor raramente (mas muito raramente mesmo) estragava, e me disse que não estava estragado. Não totalmente satisfeito, confirmei a história com um professor de eletrônica, que por acaso encontrei na faculdade, nas férias!
Bom, diante de tudo isso brincando com o moden percebi que um dos CIs do modem esquentava bastante, muito diferente dos demais, o chip da broadcom. Este que está cheio de pasta térmica em cima.
Então eu tive a idéia de colocar um dissipador em cima deste chip e deixar o moden aberto, para resfriar ao máximo os equipamentos, e para minha surpresa, naveguei com sucesso sem nenhuma interrupção por bastante tempo! Mas ainda não satisfeito, fechei o modem, para ver se poderia deixar daquele jeito e ter como resolvido aquele problema inconveniente. Mas os travamentos e desconexões voltaram a acontecer, tentei trocar por um dissipador maior sem sucesso...
Então eu radicalizei, fui adaptar um cooler em cima de um dissipador, afinal um modem naquela situação não me interessa, melhor fazer o que der com este ou comprar logo outro melhor... Seguem as fotos.
Um cooler de placa de vídeo estragada, mede mais ou menos uma 1.5" na diagonal e 0.5 cm de espessura. Grande suficiente para fazer o ar circular e pequeno suficiente para caber num d-link fechado!
Aqui foi de onde eu tirei a energia (entrada de força), no meu caso uma fonte de 5v, roda os coolers de 12v (mais comuns), suficientemente para circular o ar, sem fazer muito barulho no quarto onde dorme alguém e fica todo o equipamento. No plug a lateral é negativa e no centro o pólo positivo (confira na sua fonte).
A fixação ficou por conta da boa e velha cola quente, suficiente para segurar permanentemente o conjunto cooler-dissipador, sem grudar para sempre na placa, e sem qualquer trabalho descomunal para fazer simplesmente isto ficar no lugar!
Nesta foto dá pra ver como encaixou bem o conjunto, ficando justinho com a tampa superior do modem.
Aqui ta a criança rodando sem problemas! Percebam que quase que não cabe o dissipador, coloquei o maior que tinha no estoque de sucata.
E assim estou já a 1 semana, ligado 24hrs por dia, sem cair sequer uma vez!
Espero com este post dar uma esperança a mais pra quem possui um modem deste tipo, se o seu modem só te passa raiva, pra que ficar ficar com dozinha dele!? Antes ele do que minha conexão!