Comentar Busca Avancada Em PDF

AntiBot - Classe PHP anti-spam, como as imagens captcha

Já é bastante popular as imagens captcha, para reconhecimento de humanos, e ferramenta anti-spam. Procurei por algum método alternativo de fazer esta validação, porém não encontrei. Isso me motivou a fazer uma classe PHP, afim de obter os mesmos resultados, ou melhores, sem ter o inconveniente de gerar imagens e de quebra ter algo mais exclusivo e novo!

Captcha

Apezar de ultimamente eu ter visto alguma coisa parecida funcionando em um site, que não me lembro qual foi, esta classe é algo bem mais robusto e inovador, e não possui equivalente livre (nunca achei). É isso que eu gostaria de compartilhar e explanar adiante, veja:

AntiBot

O método consiste em gerar uma pergunta randômica, de maneira que seja fácil para um humano qualquer responder, porém muito complicado para uma máquina reconhecer e obter a resposta. O captcha tem o mesmo princípio, baseando-se na facilidade de reconhecer caracteres em uma imagem por um humano, porém trabalho custoso para a máquina.

Os métodos mais seguros do captcha deformam as imagens utilizando filtros diversos, como o desfoque, ruído, ou utilizando fontes diversas, sobrepostas também por imagens. O trunfo do algoritmo que proponho é diferente, busca na essência alguma coisa que é simples para os humanos, e difícil para uma máquina ou um algoritmo.

A classe AntiBot, pode ser encontrada no sourceforge ou no PHPclasses. Ela imprime "charadas" em HTML que estão sujas por dados semelhas à pergunta em si. Justamente para dificultar um dos pilares do reconhecimento de informação por máquina, a obtenção dos dados corretos.

Eu gostaria de explicar aqui detalhes do algoritmo e etc, mas eu prefiro jantar! Pra quem se interessar mesmo, e tiver uma noção de PHP, uma boa olhada no código já é suficiente para entender o funcionamento, porém para quem quiser algo mais alto nível deixo uns slides que preparei para o Latinoware 2010, mas que infelizmente não foram aceitos.

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André