Carregador e chave geral para baterias automotivas (DX SKU 55157 e SKU 22003)
Se você já teve a bateria arriada, deve saber o quanto isso é desagradável. Geralmente isso acontece por descuido, por esquecer alguma coisa ligada como os faróis ou o som automotivo. Além disso, há casos de pessoas que viajam, e deixam seus carros parados por um tempo maior, é batata, especialmente se a bateria já não estiver novinha, você vai ficar na mão quando precisar dar a partida!
Essas descargas acentuadas na bateria são muito prejudiciais, aliás, uma bateria nunca mais volta a ter a mesma durabilidade quando ela já sofreu uma descarga completa, isso porque as células que ela contém, que são formadas por placas metálicas e uma solução eletrolítica, não voltam a ter a mesma agregação perfeita, como acontece quando elas estão novas, mesmo que elas sejam recarregadas.
Eu já perdi duas baterias assim, antes de conhecer este produto no DX, tenho um carro tipo "coleção" que fica quase sempre parado, as descargas eram inevitáveis, mesmo quando dando partida semanalmente; o carro precisaria ficar funcionando um bom tempo para que a bateria estivesse sempre em um nível alto de carga. Fico imaginando quem tem vários carros de coleção, ou bonados que têm carros a perder de vista, provavelmente fica alguém só por conta de cuidar destes carros.
Bom, para os pobres mortais, existe dois produtos que podem resolver este problema a um custo realmente imbatível. Um deles é a chave geral, o outro é um carregador de baterias. Cada qual tem seu preço e suas características, vantagens e desvantagens, veja:
- Chave geral: Exige instalação e cabo adicional, não precisa de energia próxima para funcionar
- Carregador: Não exige instalação, apenas a ligação correta diretamente na bateria, precisa de uma tomada nas proximidades, leva um certo tempo para que a recarga finalize
Eu particularmente utilizo os dois produtos, até porque o carregador de baterias pode ter outras finalidades. Por exemplo pra quem for utilizar o aparelho de som automotivo durante um bom tempo sem que o carro esteja funcionando, este é um recurso necessário, se não quiser diminuir a vida útil da bateria. Vai servir muito bem para quem não tem um som muito potente, pois a corrente de saída é limitada a 1A, ideal para cargas lentas.
O carregador de baterias vem com dois plugues, um tipo jacaré, que vai nos pólos da bateria, e o outro se encaixa na tomada 12v interna, aquela que é usada para esquentar o acendedor de cigarros. Para um leigo é bem mais cômodo usar a tomada interna, mas não é todo carro que funciona carregar pela tomada 12v do carro, alguns deles, o meu inclusive, cortam a ligação com a parte elétrica do carro quando a primeira fase da ignição não está ativada, ou seja, não haveria contato.
Ele também tem um ótimo comprimento de cabo, sendo suficiente para alcançar a bateria caso tenha uma tomada na parede da garagem. Esta solução também tem a ligeira vantagem de não desconfigurar horário ou dados do computador de bordo, quando presente no automóvel. Nele existe três luzes indicativas, de funcionando porém sem carregar, carregando, e de corrente inversa (se houver alguma outra fonte muito forte de carga funcionando em paralelo).
Já a chave geral precisa de instalação, e obviamente algumas ferramentas básicas para a retirada e aperto das conexões dos cabos (chave 13 e 14 basicamente). Existem duas formas de se instalar, uma colocando a chave entre o pólo positivo e o cabo correspondente, e a outra colocando a chave entre o pólo negativo e o chassi do automóvel (lata).
Procurei saber com um amigo em uma auto-elétrica, e ele me convenceu de que instalar no pólo negativo é mais seguro, isso porquê não será necessário grande esforço para isolar os terminais da chave, afinal o chassi e todas as carcaças de equipamentos no carro são ligadas ao negativo, se caso encostarem nada acontecerá; porém se na chave houver a tensão do pólo positivo, uma faísca bastante luminosa vai surgir, o risco de incêndio é grande, e provavelmente a bateria será danificada. Além disso, a corrente no terminal negativo da bateria é menor do que a do positivo, evidenciado pela diferença na espessura dos cabos dos mesmos (o alternador também "gera negativo" quando em funcionamento), isso fará com que a chave seja mais exigida caso seja ligada entre o pólo positivo e o cabo.
Com este amigo também soube que se usa este mesmo dispositivo para proteção, especialmente em máquinas agrícolas deixadas no campo ou barcos à deriva. Isso porquê a parte superior que faz o contato é removível. O contato é feito ao girar a manopla, e ao retornar e puxar as duas partes da chave se separam.
Este é um vídeo que eu fiz de demonstração do princípio, não é tão informativo, mas dá noção geral de como ela deve ser instalada!
Divirta-se!