Comentar Busca Avancada Em PDF

Produtos fantásticos: Amplificador automotivo que toca MP3 de pen-drive ou cartão - DX SKU 53199

Creio que este produto irá interessar muita gente! Principalmente quem já teve o som do carro roubado. Só quem já passou pela situação sabe o quanto é ruim! E é por isso que ele ganhou o título de Produto Fantástico.

É definitivamente a solução para o roubo de som automotivo, simplesmente porque não existirá mais no carro o toca CD, o player em si, apenas os auto-falantes e este amplificadorzinho tecnológico. Os marginais não se interessam pelo que é difícil ser roubado, ou o que não é fácil de ser vendido, é por isso que o alvo é sempre o aparelho de som, e não o resto dos equipamentos. Outra vantagem é que este dispositivo pode ficar escondido, só quem ver você curtindo um som no carro pode desconfiar que lá tenha um tocador.

Eu já abordei este tema antes, nesta postagem, e este produto também pode ser usado da mesma maneira, em conjunto com um MP3 ou MP4 player. E neste caso ainda há um facilitador, ele já tem uma entrada USB para leitura de pen-drive, e esta pode ser usada para recarregar o MP4 ou MP3 quando for o caso. Antes de fazer os comentários e minúcias, conheça a solução:

 

Bom, trata-se de um amplificador de uso geral, que possui um player MP3 que toca os arquivos em um USB stick, pen-drive ou cartão de memória. É muito pequeno e barato, e possui controle remoto que controla apenas as funções deste player (volume do MP3, passar músicas, tocar, parar e etc. ).

Ele possui também uma entrada baixa de áudio, através de conectores P2 ou RCA, e são estas entradas que dão ao dispositivo a capacidade de amplificar o som enviado de um MP4/MP3 player, ou diskman para os auto-falantes automotivos.

É claro que este aparelho não pode ser ligado por qualquer pessoa, exige-se o mínimo de conhecimento de instalação de som automotivo, e neste caso ainda é importante ter boa vontade, pois o cabo de alimentação é padrão de aparelhos domésticos, e não automotivos. Mas nada que um instalador bem pago não consiga resolver, você vai economizar muito comprando aqui por apenas US$ 19,00 (menos de R$ 35,00), não economize com o profissional. No fim das contas fica muito barato, principalmente se contabilizar aquele vidro lateral quebrado!

O produto vem pronto para ser ligado, e é fácil instalá-lo em casa, utilizando uma fonte de 12v, aquelas de modens e roteadores de rede e os auto-falantes daquele som velho. Porém eu fiz algumas adaptações para que ficasse exatamente do jeito que eu planejei. E a primeira delas (não na ordem natural das coisas) foi a colagem dos fios de conexão internos. Isso porque o amplificadorzinho quanto tocando pelo pen-drive era muito sensível a qualquer vibração do motor e fechamento de portas.

A segunda adaptação que fiz, foi desacoplar o receptor infra-vermelho (controle remoto) do equipamento, para que apenas ele (sensor) ficasse de fora grudado na tampa da gaveta para som automotivo, ou em algum lugar conveniente do painel, de modo que seja possível usar o controle remoto em vários ângulos dentro do carro.

Essa adaptação é bem fácil de fazer, é apenas retirar o sensor da placa, e soldar em um cabo flat (para passar por qualquer fresta). Isolando é claro os terminais e fazer o máximo para dar um acabamento aceitável. Para fixar o sensor na tampa, use cola branca ou cola quente, algo que possa ser retirado caso precise!

A terceira adaptação que fiz, e que considero muito importante porém dispensável, é na minha opinião a adaptação mais complicada, pois exige maior conhecimento de eletrônica e instalação elétrica de automóveis. Trata-se da instalação de um relé adicional na ignição do carro, para liberar a corrente para o amplificador apenas quando a chave estiver rotacionada na ignição. É muito importante porque previne que o usuário esqueça o equipamento ligado quando o carro estiver desligado, evitando que a bateria se esgote e você fique na mão.

Não vou colocar aqui detalhes de como fiz esta ligação, a postagem já está um bocado grande. Mas não deixe de colocar também uma chave liga/desliga para controlar este relé, assim caso você queira deixar o equipamento de som desligado você poderá fazê-lo sem retirar a capinha que esconde o amplificador. Esta chave pode ficar escondida também, para não ficar feio nem evidente. Tive que adicionar alguns capacitores após o relé, pois de alguma maneira a rotação do motor quando ligado influenciava a corrente que chegava ao relé, fazendo essa interferência chegar até os auto-falantes.

O USB stick, pen-drive ou MP4 deverão ficar num lugar discreto, para não chamar a atenção dos ladrões, porém em algum lugar que você possa acessar sem dificuldade, caso queira trocar as músicas gravadas no dispositivo. Portanto acople-os num porta-moedas, ou no porta-luvas. Nos testes em que fiz, o player do amplificador foi capaz de acessar arquivos de um leitor de cartões ligado na USB, então essa é também uma opção de uso.

O produto pra mim só não é perfeito por dois motivos, o primeiro é que não existe similar no mercado nacional, só encontro na China. E segundo porque ele não memoriza o volume em que o player MP3 estava ao ser desligado, isso causa um certo desconforto para o caso de quem usa um cartão de memória ou pen-drive para alimentar o amplificador com músicas; como o aparelho ficará escondido, você terá que escolher um volume máximo, e é neste volume que o amplificador ligará toda vez, ou seja, ao ligar a chave do carro!

Mas para quem não tem paciência para nada disso, não se desespere! Ainda há uma opção interessante, porém bem menos charmosa. Veja este vídeo:

 

 
Newsletter
Assunto: Comprei na China | Comentários(1) | Postado por André