Comentar Busca Avancada Em PDF

Roteador WR3G01, compatível com dd-wrt

Este é um roteador muito bom, possui todas as características de um roteador moderno, porém com um preço realmente competitivo! Veja:

  • Velocidade de até 300Mbps
  • Redes B/G/N
  • Segurança 64/128-bit WEP & WPA/WPA2
  • Ativa e desativa criptografia WPS num botão
  • 1 Porta WAN e 4 Portas LAN
  • 2 antenas removíveis
  • Porta USB para modens 3G
  • Fonte de energia bivolt (entrada 100~240v e saída 12v 500mA)

Um de seus diferenciais mais fortes, é o suporte ao firmware DD-WRT; que possui opções interessantes e avançadas de configuração. Para quem não conhece, vale a pena pesquisar e visitar o portal oficial.

Mas antes de partir pra esse lado, veja como o firmware original é bom e cheio de opções:

 

O motivo principal para eu preferir o firmware DD-WRT, é a opção de conectar remotamente à rede em questão através do SSH. Daí já dá pra imaginar o quanto facilita a vida. Minha intenção inicialmente, era fazer uma VPN, mas infelizmente o firmware padrão (para memórias flash de 4MB) não tem esta opção disponível.

Aproveitando a deixa, vai a configuração do Hardware do equipamento: 
 placa roteador WR3G01
Processador: Ralink 3052 (384Mhz); Memória: 32MB de RAM e 4MB de flash (ROM)

Com esta configuração, é possível instalar a versão padrão, e a versão padrão com USB, lembrando que a versão padrão com USB não dá suporte automaticamente para modens 3G. Em geral quem usa a versão USB, usa a porta para adicionar um pendrive, configurando um cliente torrent, ou fazê-lo de NAS. Infelizmente para quem não quiser adicionar seus próprios módulos ao DD-WRT, a função de roteador 3G será perdida. Eu pessoalmente não tive tempo para testar a versão com USB.

Para "fleshar" (gravar o firmware no chip) inicialmente, o único método é através do TFTP, com o firmware do modem Aceex NR22/Y, que tem em si a opção de se atualizar para o DD-WRT, processo este descrito no fórum oficial nesta página, onde a parte mais importante está na página 3.

Para o TFTP, você vai precisar de um cabo de comunicação serial, eu usei este cabo com as adaptações sugeridas nas imagens de usuários. Com o cabo você poderá fazer a comunicação com roteador, através da porta Console, mostrada na imagem acima, em destaque está a pinagem. Lembrando que o pino RxD conecta-se ao Tx do cabo, assim como o pino TxD conecta-se ao Rx do cabo, apenas o Tx o Rx e o GND são necessários para a comunicação, o outro pino deixe desconectado.

Além disso os softwares, diferentemente dos indicados no site oficial do DD-WRT, eu achei mais conveniente usar o tftpgui como servidor TFTP. E o Putty como cliente do terminal serial. Feito em Python, o TFTP é multiplataforma, e o Putty tem múltiplas versões para vários Sistemas Operacionais.

tftpgui e putty

Usei as ferramentas e fiz todo o processo no Ubuntu Linux. No TFTP você precisará abrir o programa como root, e configurar apenas a pasta raiz, onde o cliente TFTP (roteador) vai procurar o arquivo binário do firmware, que deverá ser gravado no dispositivo. No Putty, você deverá escolher a comunicação serial, a porta do seu dispositivo serial, e isso com velocidade 57600 além de bits de dados como 8 e nenhum controle fluxo.

O processo é bem minucioso e trabalhoso pra quem nunca o fez. Ao configurar sua máquina preferencialmente com IP fixo, inicie o servidor TFTP, conecte os pinos na placa e o cabo na máquina, inicie o terminal serial. A comunicação serial pode não lançar dados, pois o roteador já iniciado só o faz em algumas ocasiões, então você deverá desconctar e conectar o cabo de energia para que o dispositivo faça o processo de boot novamente.

É durante o boot que você deverá digitar a opção desejada, e isto ocorre muito rápido, por isso você terá que pressionar o botão continuamente ou várias vezes seguidas bem rapidinho. A partir daí é seguir as instruções, inserindo os dados convenientes através do terminal serial.

Todo processo de instalação de firmware envolve riscos, e não pode haver perda de energia enquanto o processo ocorre, sob risco de ter o seu roteador inutilizado. Portando não faça nada antes de ter segurança e certeza de todos os passos necessários, leia atentamente e não pule etapas! Abaixo os links úteis e que você deverá ter ciência antes de prosseguir com a brincadeira...

No meu caso, a versão mini padrão do DD-WRT faz tudo que eu quero. Porém existem pessoas que deixam o firmware original do Aceex NR22/Y ou usam a versão DD-WRT para o moden Asus RT-N13U; não testei nenhum dos dois, portanto não posso dar nenhum detalhe a respeito. Divirta-se!

Atualização em 08 de novembro de 2012

Testei outros sabores de firmware:

  • OpenWRT, que deu bastante certo, foi interessante conhecê-lo, inclusive possui suporte à USB, porém pra fazer algo de útil com ele, seria preciso compilar sua própria imagem adicionando as funcionalidades...
  • DD-WRT do Asus RT-N13U modificado, veja detalhes na página; consegui montar automaticamente pendrives, dá pra estender a memória do dispositivo para várias finalidades, inclusive é possível criar um servidor de arquivos! Não tive tempo pra fazer nada, apenas vi que funciona, inclusive o comportamento do botão WPS/reset é melhor do que na própria versão do dd-wrt do Aceex NR22/Y.

Atualização em 22 de setembro de 2013

Já tinha planos de fazer este vídeo, mas o tempo é curto! Demorei um tempo pra entender este processo, e a maioria das páginas de referência estão em inglês. Portanto, creio que este descritivo completo do método TFTP vai ser bastante útil...

 

Newsletter
Assunto: Comprei na China | Comentários(15) | Postado por André