Comentar Busca Avancada Em PDF

Projeto computador no carro!

A algum tempo eu venho planejando ligar um PC no meu carro... Parece coisa muito difícil, ou coisa inútil! Mas pensando bem sobre o que um computador pode armazenar de útil, e os serviços que se pode ter... não é.

Primeiramente um computador no meu carro me traria o mp3 player mais completo possível. Também pensei em fazer um sistema de mapas - doidera da minha cabeça, penso em usar o sistema do Google Maps, eixstem alguns aplicativos que baixam os mapas da região desejada e disponibiliza, podendo ser usado até mesmo em celulares... Porque não em um computador no carro!!??

As dificuldades que encontrei são basicamente a fonte de energia e a tela! Isso porquê vou ter que preparar uma fonte que liga intermediando a bateria do carro com a placa-mãe - precisarei ter as DDPs: -12, -5, 3.3, 5 e 12 volts. Sendo as DDPs de 3.3 (18A), 5(30A) e 12 - são bastante críticas, precisam ter precisão e alta corrente! Para a tela o problema maior é conseguir uma (automotiva de preferencia) de alta resolução, vamos ligar um computador, se a tela não for boa, não seremos capazes de ler nada, seria como ligar uma televisão no computador...

A fonte tem que ter ainda dois sinais, PS_ON# (geralmente verde) - aquele que você une a um preto (terra) para ligar a fonte sem uma placa-mae; e o POWER_OK (geralmente cinza). O sinal POWER_OK é um indicativo de que as saídas +5VDC e +3.3VDC estão sob tensão acima dos limiares, ou seja, indica se o conversor (fonte) possui energia suficiente para garantir o fornecimento de energia de acordo com os padrões especificados; nesta situação este sinal deve estar alto. Já o sinal PS_ON# é ativo baixo (por isso liga quando conectado ao terra) e controla o fornecimento de energia a quase todos os outros pinos da fonte, enquanto ele não estiver ativado, não existirá potencinal disponível nos pinos. O único pino que o PS_ON# não controla é o +5VSB, que fica sempre energizado, recomenda-se oferecer 2A, este serve para controle de circuitos de ligação ou circuitos que requerem funcionamento mesmo quando o computador está desligado.

pinagem atx placa-mae
Esquema do conector fonte/placa-mae

Para mais detalhes da arquitetura ATX 2.1 clique aqui para baixar a especificação completa (em Inglês)

Por esses motivos, pensei em comprar um daqueles notebooks de "baixo custo" EEE PCs, além de uma telinha variando de 7" a 11", a fonte daqueles danadinhos entram com DDP abaixo de 12v. O que seria ótimo para fazer um conversor e colocar energia diretamente por ali. O problema maior destes, é o custo-benefício (são quase o preço de um note de verdade) e a falta de um drive leitor de DVD por exemplo... No meu caso seria de grande importância!

Então pensando comparativamente, pra montar um EEE Pc do jeito que eu quero, teria que gastar não só com ele, mas com um drive funcionando provavelmente com porta USB. E com um PC, com um valor equivalente eu terei (bem) maior performance, muito mais trabalho, e com certeza maior gasto de energia...

Ainda não me decidi, já tenho em mãos um HD externo pra ligar na USB, um dispositivo wireless USB com antena externa. Provavelmente darei uma passadinha no paraguai no final de outubro. Espero encontrar lá a melhor solução, e já trazer a tranqueira pra montar tudo!

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(0) | Postado por André