Regulando fontes retificadas
Se você tem uma fonte retificada e gostaria de melhorar a precisão e segurança da saída de tensão, ou precisa de uma fonte para um equipamento sensível à variação de tensão como modens, roteadores e outros equipamentos recheados de circuitos integrados, veja os passos seguintes e aprenda como é simples regular uma fonte comum gastando quase nada.
Acima o nosso equipamento de partida, além dele precisaremos também de:
- 1 CI regulador de tensão para a tensão desejada (78xx, onde xx é a tensão desejada)
- 1 Dissipador de tensão
- 1 capacitor de no mínimo 100nF
É importante lembrar que a fonte de partida deverá liberar tensão maior que a tensão final que se deseja regular (no mínimo 7% a mais), no meu caso utilizei uma fonte de 7.5v 1.3A e regulei com um CI 7805, que oferecerá tensão de saída de 5v.
A maioria das fontes retificadas já possuem um capacitor eletrolítico na saída do trafo, portanto não é necessário outro capacitor na entrada do CI 78xx, apenas na saída para garantir a estabilidade da tensão de saída.
O CI 78xx libera no máximo 1A de corrente, e esquenta muito nestas condições, é importantíssimo que o dissipador de calor esteja do lado de fora da carcaça para ter contato com o ambiente externo. Para que isso ocorra será necessário rasgar a caixa plástica com uma microretífica ou uma faca quente.
O acabamento nas gretinhas ao lado do dissipador foi feito com a boa e velha cola quente, o capacitor de saída de tensão coloquei do lado de fora da carcaça do trafo, para não sobrecarregar muito o espaço interno do equipamento, já que o próprio transformador já esquenta um pouco.
O acabamento em volta do capacitor externo foi feito com espaguete retrátil, e a isolação dos contatos elétricos e soldas foram feitos com a cola quente também. O esquema de ligação de um CI 78xx é muito fácil de encontrar na internet, porém prefira dar uma olhada no datasheet do equipamento, a postagem do mp4 automotivo contém os dois.