Comentar Busca Avancada Em PDF

Inscrível história: Como instalar um Sistema Operacional remotamente a 6.914 Km de distância

Essa é a história de como eu recuperei um Sistema Operacional Lubuntu, que rodava no notebook da minha mãe, ela estava nos Estados Unidos da América, e eu aqui no Brasil. Isto não é um tutorial, mas creio que daqui se possa tirar bastante conhecimento e experiência.

Tudo se inicia quando minha mãe me mandou uma mensagem via Facebook, dizendo que o laptop estava travado numa tela preta, e não entrava no sistema, não importando quantas vezes reiniciasse. Em outra oportunidade, fizemos um bate-papo virtual via Hangouts do Google, por sorte ela tem um tablet com Android, e foi bem mais fácil entender de fato qual era o problema, quando ela me mostrou na câmera, numa vídeo chamada.

O computador estava travando logo após o boot, o grub deixava uma mensagem de erro, que eu agora não me lembro qual era... Até hoje não sei ao certo o que ocasionou o problema, mas creio que foi uma atualização mal sucedida da distribuição, nesta época tinham acabado de liberar o 13.10. Minha mãe deve ter pensado que se tratava de atualizações corriqueiras e foi: Next + Next + Finish = &$&(*)()@%%$%

Não posso culpá-la, eu poderia ter evitado o estrago. Essa foi a primeira lição: Desabilitar atualizações de distribuição em computadores de pessoas altamente leigas!

Para você entender a gravidade da situação, minha mãe tem seus quase 50 anos, precisa de minha ajuda toda vez que vai anexar arquivos no e-mail... E eu estava a 6.914 Km de distância, ela não tinha um CD do Lubuntu, ou qualquer outro sistema operacional Live, não conhecíamos ninguém que pudesse nos socorrer tendo conhecimentos em Linux nas redondezas, eu não poderia simplesmente deixar numa assistência qualquer, pois só um Unix-Like poderia montar a partição /home - reiserfs, para fazer backup. O notebook dela ainda tem a partição de Recovery do Windows original, mas se eu a instruísse a fazer isto, ela simplesmente perderia todos os seus arquivos! Não era uma opção!

Eu sabia, se ela tivesse um Live CD do Lubuntu, em mãos, seria fácil, instruindo via telefone ou hangouts eu poderia reinstalar o sistema, preservando os dados já separados na partição /home. Eu pensei em mandar um CD ou um pendrive com o sistema Lubuntu por correio, mas minhas cartas demoram quase um mês para chegar lá, fora o risco de chegar avariado... Foi aí que a força da comunidade fez a diferença, lembrei da lista de discussão que participo, de usuários Lubuntu de todo o mundo. O que fiz foi pedir ajuda a algum deles que morasse nos EUA, alguém que poderia gravar este CD e postar no correio, e em cerca de 4 dias meu problema seria resolvido. E assim foi feito, e consegui um chegado do Texas para salvar a pátria!

Por sorte eu já tinha configurado o redirecionamento da porta 5900 para a interface de rede do notebook da minha mãe. Eu tinha feito a regra no DHCP, então tinha certeza que não teria erro, na parte estrutural eu estava garantido. A configuração do moden, fiz pelo compartilhamento de tela do Hangouts anteriormente, era pra eu conseguir controlar toda a máquina, mas você sabe como é o suporte a este tipo de software pra Linux, fraco! Pelo menos eu conseguia ver o que minha mãe fazia, então fui instruindo passo a passo até conseguir o redirecionamento, e poder de fato fazer o acesso remoto via VNC.

Não por sorte, mas por competência, o Lubuntu é bem fácil e direto para fazer a maioria das tarefas, até as não corriqueiras. Com a maravilha tecnológica Live Lubuntu rodando, é possível instalar programas (mesmo rodando apenas na memória RAM). Instrui minha mãe: Vá na tela preta e digite sudo apt-get install x11vnc. Além de fazer isto, ela teria de fazer o serviço VNC rodar, e mais uma vez por sorte, eu já tinha deixado um atalho configurado na partição /home que executa o comando: x11vnc -forever -display :0 -rfbport 5900. Então, foram só dois cliques para montar a partição, mais dois cliques para ativar o x11vnc, e pronto! Eu já estava pronto para fazer o acesso e seguir com o instalador Ubiquity, que apesar de simples, exige certos cuidados, para montar e não excluir os dados em /home.

Para facilitar a vida, os IPs nos EUA costumam ser fixos, eu já sabia qual era o que chegava até o moden da minha mãe então foi tranquilo. Mas se não fosse, também seria simples de resolver, bastava visitar o google e pesquisar uma daquelas páginas que informam seu IP de internet e pronto!

E foi assim, que o dia foi salvo novamente... Graças a eficácia de um bom Sistema Operacional, e a solidariedade dos membros da comunidade de software livre. O meu colega do Texas não quis receber o custo do CD e do envio via PayPal... Então eu tratei de mandar-lhe um presentinho, comprei um kit de velcro bastante útil na china e mandei direto pra casa dele! Foi outra forma de mostrar minha gratidão à ajuda prestada!

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André