top

Principal

Blog

OUT 15 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Novo webAtivo, ano 2

O aniversário de dois anos de vida do webAtivo passou batido, porém a vontade de sempre mudar ainda persiste! E apezar de hoje, ou melhor dizendo, ontem, com as quedas de energia causadas pela chuva e o site fora do ar, o webAtivo agora está de cara nova!

A modificação mais evidente foi visual mesmo, porém o coração do sistema foi bastante remechido, e agora o webAtivo abandonou de vez o MooTools, e adotou o jQuery. O MooTools utilizado era o 1.11, e na atualização incompatível para a versão 2, a biblioteca MooTools me passou muita raiva por "esconder" a documentação antiga, praticamente invialibilizando a manutenção dos legados... O trauma ficou, e de raiva eu passei pro jQuery.

Apezar do novo posicionamento de elementos e botões, o conteúdo é praticamente o mesmo, sempre com novas informações, é claro, e agora há um recurso interessante de retração e expansão das postagens, visando a usabilidade e evitando o excesso de informações na tela! Os comentários são carregados na própria página via AJAX, evitando um novo carregamento da página.

O novo layout porém não foi desenvolvido por mim, apezar de eu ter dado uma boa garibada nele, e adaptado à realidade do webAtivo. Para quem não conhece o ThemeForest, vale a pena conhecer, foi lá que eu comprei este tema. E se você quiser conhecer a versão original do layout aplicado aqui, procure por "ECO ENVIRO".

A identidade visual - lâmpada, significa o conhecimento, luz (obrigado Joice pela logo), e é isso que eu espero repassar para os visitantes. Esperançoso pelo novo - apezar de pra mim não ser mais tão novo, com muito sono,  encerro por hoje! Até a próxima.

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
SET 21 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Evento: Latinoware 2010

Para quem gosta do tema Software Livre, ou gostaria de conhecer mais sobre o assunto, uma boa pedida é o evento Latinoware, que ocorre todos os anos e está já em sua 12ª edição.

Desde o ano de 2009 ocorrem também maratonas de robótica, que concentram-se em usar softwares de apoio livre, e é claro a boa e velha sucata! Vale a pena conhecer e prestigiar...

Existem várias caravanas do Brasil inteiro, que seguem em direção à Foz do Iguaçu, cede do evento, clique aqui para conferir a lista completa das caravanas, e quem sabe ajeitar as malas!

Estou me preparando para ir pela terceira vez ao evento, e desta vez gostaria de palestrar! Já estou com um tema bastante interessante para explorar, porém não vou divulgar, prefiro manter o suspense... Só posso adiantar que vou implementar o objeto de estudo em PHP!

É isso aí, espero ver uma grande festa, recheada de novas experiências e diversão. Até lá!

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
SET 03 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Configurações, digamos, avançadas para sincronizar o Linux em dual boot

Para quem usa dual boot e ainda não conseguiu sincronizar bem os arquivos entre os sistemas, e sempre passa raiva quando precisa no Windows de um arquivo na partição linux, ou coisa parecida, esta postagem é pra você!

Baseio-me basicamente no Ubuntu, mas nada impede de que os comandos aqui mostrados funcionem em outras distros. Outra coisa importante a dizer é que para todos os exemplos "/media/sda5/" é o meu ponto de montagem para arquivos, logo você deverá substituir este caminho pelo caminho da sua partição...

Outra observação é que eu possuo Windows XP em inglês, então não estranhe se meu diretório de músicas for "D:/My Music". No Windows, eu configuro a partição D: como sendo a pasta "Meus Documentos" ou "My Documents", assim se eu precisar formatar por algum motivo não preciso fazer backup de todos os meus arquivos, formato apenas o "C:". Porém se você não sabe fazer isso, pesquise, porquê esse não é o foco desta postagem!

A boa notícia é que o linux lê muito bem as partições NTFS do Windows através do ntfs-3g, que já vem instalado em grande parte das distros modernas, então eu sincronizo todos os meus arquivos na partição NTFS, deixando nesta apenas os arquivos pessoais, nada de instalações! Para ficar mais claro, observe a figura abaixo, que mostra toda a estrutura de partições do meu HD.

gparted tabela de particoes dualboot

A primeira coisa que vou explicar, é como faço para montar a partição em "/dev/sda5" em "/media/sda5" toda vez que você ligar a máquina, ou seja, no boot. Como super usuário, crie uma pasta no diretório "/media" do Ubuntu, que é onde os pen-drives e outros dispositivos são montados. Cada linha é um comando:

sudo su
mkdir /media/sda5
chown nome_do_seu_usr /media/sda5

Depois de feito isso, você deverá configurar o arquivo "/etc/fstab" para inicializar o dispositivo "/dev/sda5" no boot. Edite adicionando a linha "/dev/sda5 /media/sda5 ntfs user,auto,force 0 0" na últinha linha do fstab. Segue comando:

gksudo gedit /etc/fstab
exit

Neste ponto é bom você re-iniciar a máquina e verificar se a partição está sendo montada, e um ícone com atalho para a mesma encontra-se na Área de Trabalho. Se tudo ocorreu bem até aqui, é hora de seguir com a parte interessante, que fará todos os seus arquivos pessoais serem gravados em um só lugar, seja no Linux ou no Windows.

Para fazer a "sincronia", utilizo um recurso fantástico do linux, chamado link simbólico, se você quiser aprofundar sobre o assunto, consulte a wiki, ou o google! O fato é que através dele você pode criar uma espécie de atalho, que levará o sistema a manipular tais diretórios como se fossem o padrão da pasta do seu usuário, veja:

rmdir ~/Download/
ln -s /media/sda5/Downloads/ Download

Com o primeiro comando removo o diretório padrão "Download", ele precisa estar vazio! No segundo comando crio o link do meu ponto de montagem seguido do diretório que será ligado com exatamente o mesmo nome do diretório padrão do sistema. Agora seu navegador FireFox, Chrome e outros baixarão arquivos na mesma localidade, estando você usando Linux ou Windows. Não esqueça de estar logado com seu usuário (não como root) para executar os comandos. Faça da mesma forma:

rmdir ~/Documentos/
ln -s /media/sda5/Documentos/ Documentos
rmdir ~/Imagens/
ln -s /media/sda5/My Pictures/ Imagens
rmdir ~/Música/
ln -s /media/sda5/My Music/ Música
rmdir ~/Vídeos/
ln -s /media/sda5/My Videos/ Vídeos

Agora você já tem seus Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos sincronizados, e estando em qualquer um dos sistemas você poderá ler e escrever sem dificuldades. É possível fazer mais, sincronizando até mesmo o diretório de desenvolvimento do apache, segue:

rmdir /var/www/
ln -s /media/sda5/UniServer/udrive/www /var/www

Fantástico não? Agora você tem a liberdade de usar como bem entender os dois sistemas... Ponto positivo pro Linux, pela compatibilidade!

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espírito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Não acho que haja algo único sobre a inteligência humana. Todos os neurônios do cérebro que maquiam as percepções e as emoções operam em modo binário.

Bill Gates


bottom