top

Principal

Blog

SET 29 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

Campuseiro veterano tem desconto!

Hoje recebi um email do pessoal da campus party:

Oi caro Campuseiro

**********************************************************
>> ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CAMPUS PARTY BRASIL 2009
>> Inscreva-se e imprima seu recibo de pagamento antes de 7 de outubro
http://www.campus-party.com.br

**********************************************************
Abriram as inscrições para campuseiros veteranos para a edição 2009 da Campus Party!

Até 6 de outubro, com preço especial da inscrição de R$ 100,00, o mesmo valor de 2008.

Queremos premiar sua fidelidade, permitindo que se inscreva antes de todo o mundo.

Um abraço... nos vemos em janeiro!

Muito bom, tenho boas lembranças do Campus Party 2008, e quero estar com certeza na edição de 2009. Nesta oportunidade de conhecer a feira, além de andarmos por Sampa, comprar amgumas muambas na 25 de março e Sta. Ifigênia, vimos coisas realmente interessantes! Aprendemos bastante - eu principalmente sobre robótica, tive meu primeiro contato com microcontroladores PIC, brincamos com kits de robótica PNCA e LEGO, e também construímos um pequeno robo do zero!

Também tenho más recordações da viagem.. fomos com a caravana de Brasília, mas que acabou levando o pessoal de Goiânia (nós), um pessoal de minas, enfim, acabamos pegando alguns aventureiros pela estrada até a bienal de SP. Bom, a viagem foi muito ruim porque ficamos extremamente apertados - ainda mais com a quantidade de equipamento de computação e malas que carregávamos - que eu me lembre, não consegui pregar o olho, durante a ida e volta, foi a primeira vez que fiquei mais de 24 horas sem dormir, realmente não consigo durmir em ônibus, muito menos em um micro!!!

Felizmente fizemos boas amizades com o pessoal da caravana, uns nerds da USP, uns bloqueiros, desenvolvedores de toda espécie, até Japa tinha... Também tinha um casemooder, enfim, em termos tecnológicos estávamos feitos. Eu diria que se tivéssemos algum problema com a condução durante a viagem, poderíamos reunir nossos conhecimentos  e transformar um busão em um ônibus espacial, e chegar o mais cedo possível no evento, não foi bem assim, logo que embarcamos percebemos um problema com a marcha do possante, que chegou a descer longos metros de marcha ré numa rodovia de mão única em plena madrugada! É uma longa história, que dá mais um post inteiro...

Sem mais delongas... até mais, e boa sorte (se Deus quiser)a nós campuseiros nesta nova edição!

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
SET 24 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

Pacotão de drivers do notebook HP DV-2760BR para Windows XP

Ultimamente muitas pessoas estão tentando se adaptar com o novo sistema operacional da microsoft, Windows Vista. E quem está passando por isso sabe que não é fácil engoliar algo tão grande e pesado... Como sempre os novos computadores vêm com o produto da microsoft instalado por padrão, e muitos desses novos hardwares não têm drivers disponíveis, no site do próprio fabricante, para o Windows XP; isso acontece principalmente com os notebooks.

Bom, para quem cansou de brincar e está louco pra voltar para o Windows XP tem que gastar muito tempo procurando internet afora drivers para os componentes de sua máquina separadamente, é uma verdadeira luta, procurar os nomes de fabricante, tentar baixar drivers de outras marcas de notebook, e etc...

Meu amigo Gustavo Godoi, que trabalhou horas fazendo este árduo trabalho em um Notebook HP DV2760BR, me sugeriu que disponibilizasse aqui um pacote de drivers para todos os componentes desta máquina. Se você é dono de um desses e quer fazer o downgrade agradeça a Deus por alguém já ter feito este trabalho por você, segue:

Link para download, clique aqui

Senha para extrair os arquivos: webativo.com

Este pacotão contém drivers para os seguintes dispositivos:

  •  Audio
  • Video
  • Bluetooth
  • Barramento
  • Finger Printer
  • Leitor de Cartão
  • Modem
  • Rede
  • TouchPad
  • Wireless

Nominalmente no site da HP estes dispositivos são nomeados:

  • Intel PRO/Wireless Drivers
  • Broadcom Wireless LAN Driver
  • Marvell Yukon 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller Driver
  • Conexant HDAUDIO Soft Data Fax Modem with SmartCP Driver
  • Ricoh 5-in-1 Card Reader Host Controller
  • HP Digital/Analog TV Tuner Driver Software
  • AuthenTec Inc. Fingerprint Sensor Driver
  • ALPS Touchpad Pointing Device Driver
  • HP Quick Launch Buttons
  • NVIDIA GeForce 8M Series GS Graphics/Video Driver
  • Mobile Intel 965 Express Chipset Family Video Driver
  • Intel Chipset Installation Utility for ICH8
  • Conexant HD-Audio SmartAudio 221 Driver

Espero que não tenha faltado nenhum, boa sorte 

 

 

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(49) | Postado por André EXPANDIR
SET 17 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

MP4 automotivo, com carregador USB

Depois de muitos aparelhos de som roubados do carro do meu pai, vidros quebrados, porta-luvas arrombado, painel estragado e até CDs roubados decidimos ligar um MP4 no lugar do toca CD. Neste mostrarei como fazer isso de forma bastante fácil, simples e barata! Demonstrarei a parte de ligação do MP4 (MP3 ou similar) com o amplificador - o que não  novidade pra ninguém, e também a parte de um carregador USB de fácil construção, e que funciona muito bem!

Primeiramente vamos para a ligação simples de um emissor de sinal baixo (MP4, MP3 ou quem sabe um DiskMan) com um aplificador automotivo comum, mas com entradas para sinal baixo - geralmente essas entradas são RCA ou P2

esquema geral mp4 e amplificar automotivo
Essa imagem mostra de maneira geral a ligação no carro. Não tem nenhum segredo, mas se você não tem prática de fazer esse tipo de instalação no carro, sugiro que pague um profissional da área para fazer a instalação do amplificador e passar os cabos! Para controlar o acionamento e desligamento no amplificador (tarefa antes atribuída ao próprio aparelho de som) você pode usar um botão simples (liga/desliga), que se encontra em lojas de eletrônica. Ligue este entre a energia (bateria) e o remote do amplificador.

Uma instalação mal feita pode fazer algum fusível se queimar, até aí tudo bem, mas pra alguém que não conhece da instalação elétrica dos carros isso pode parecer um problema mais grave. Se você nunca fez isso, pode ficar perdido, pode não saber dimensionais os cabos corretamente, pode não instalar proteções adequadas e até poderá derreter cabos ou queimar fusíveis de outros equipamentos, ou quem sabe a bateria! Por isso não recomendo a instalação caseira, é perda de tempo... Além de que dá muito trabalho!

Para um som ambiente, de boa qualidade recomendo um amplificador de 70 a 90 W RMS. Isso é mais que suficiente para tocar 4 auto-falantes ou trixiais. Existem várias marcas e opções no mercado com essa característica (entrada baixa). Se você quer um som mais pesado você provavelmente vai precisar instalar um amplificador maior que ficará longe do painel (onde nós instalaremos a entrada do MP4 e o carregador USB), sendo assim você precisará de um outro equipamento para intermediar a entrada baixa e o amplificador - pode ser um amplificador menor ou um módulo, equalizador e etc... Isso porquê o cabo P2/RCA (que usaremos para ligar o MP4 ao amplificador) não pode ter mais que 1,5 metros de comprimento, nesta situação você vai precisar transmitir o sinal de som para o amplificador potente através da entrada alta - do contrário você poderá ter perdas de sinal, ocasionando chiados.

Até aqui qualquer profissional instalador de som automotivo faz sem problemas, adiante vai o diferencial do esquema, o carregador USB, que funciona a 5volts, e para transformar a ddp da bateria (+/- 13.8 volts na prática) para esta faixa usaremos um CI (Circuito Integrado) largamente usando em várias e distintas aplicações. Este equipamento é fácil de achar em qualquer loja de componentes eletrônicos.

O CI que usaremos é conhecido no mercado por regulador de tensão 7805. Trata-se de um pequeno cubinho com 3 terminais (uma entrada, um terra e uma saída de tensão), existem no mercado vários outros CIs que fazem este mesmo serviço, mas existem diferenças técnicas a respeito dos mesmos... Ainda dentro desta "família" - 78xx existem reguladores para diversas ddps, 7806 (para 6 volts) 7812 (para 12volts) e outros... Para saber mais sobre esses dispositivos clique aqui e adiquita o DataSheet.

esquema de ligacao regulador de tensao 78xx

O fabricante destes CIs recomendam o uso de dois capacitores (um na entrada e outro na saída) que funcionam como filtros - estabilizam a voltagem, para o nosso caso usaremos dois de 1uF de tântalo - de 16 a 50v. Ultilize também um bom discipador de calor para acomodar este chip, lembre-se manter este em baixa temperatura vai garantir a estabilidade da tensão de saída e evitar que isso estrague seu player. Sendo bem resfriado, este CI pode oferecer uma corrente de até 1A, sendo esta mais que sificiente para o carregamento do player - a corrente disponível nas portas USB dos computadores oferece em média 500mA, ou seja metade do que este CI pode aguentar!

 

No CI ligamos o polo positivo na entrada, primeiro pino da esquerda para direita. Podemos pegar esta energia do próprio amplificador - peça para quem for instala-lo para que te mostre qual é, de preferência já deixe passado um fio para esta finalidade! Ligaremos também o polo negativo no pino do meio, no do meio também o polo negativo da USB, e no último, a saída para a USB (positivo). Veja a seguinte iamgem:

pinagem usb
Aqui o Vbus é o positivo, e GND o terra, neste caso D- e D+ ficam desligados, são apenas para dados...

Feito isso seu carregador está pronto, e tudo deve estar perfeitamente funcionando! Para testar seu brinquedo novo, ultilize um multimetro para conferir as voltagens, ou se você não possuir, ligue um outro equipamento barato na porta, como um mouse...

E para dar uma acabamento mais interessante para essa parafernalha toda, (que você provavelmente vai alocar no espaço onde fica o som originalmente) você pode usar uma capinha de plástico, que toda lojinha de equipamento para som automotivo vende. Nesta você pode furar e encaixar os conectores P2 e USB assim como o botão de remote (que controla do amplificador)

visao frontal mp4 automotivo
Visão geral - da esquerda para direita: botão/remote - porta USB - conector P2 fêmea

frontal mp4 automotivo com cabo p2
Com o P2 fêmea ligo o cabo do MP4, este cabo pode ser retrátil ou quem sabe to tipo mola, para evitar fios pendurados pelo carro... Poderia-se bolar também uma maneira de fixar o MP4 na tampa, quem sabe com um velcro, permitindo assim fixação e opção de manuzeio mais fácil para visualizar o nome das faixas e etc...

fundo mp4 automotivo com cinta
Pro meu pai fiz uma tampa removível, para evitar ao máximo a possibilidade de um ladrão entrar no carro...

fundo e cinta atada do mp4 automotivo
Usei um conector de placa-mae/fonteATX para fazer uma cinta, podendo também deixar uns fios pendurados para deixar claro que não tem nada que interesse ali! Do jeito que eu fiz, ao se remover a tampa o regulador continua no carro, dá até pra levar a tampa consigo se quiser...

fios e regulador de tensao com dissipador de calor
Nesta imagem fica fácil ver aonde aloquei o CI 7805 - está no meio deste dissipador (de K6), usei um pedaço de papel e fita crepe para fixar o CI com pressão, ajudando o transporte de calor entre os meios.

Dá pra modificar o esquema e colocar um cooler no dissipador, mas isso é um exagero absurdo... Já fiz outro circuito adaptando também um fusível de 2A (na entrada de energia). Com exatamente este esquema já viajamos de Goiás pra São Paulo sem nenhum problema! Se você não tem player e vai comprar pra fazer este esquema, prefira um player que carregue e toque ao mesmo tempo, assim você vai garantir que não falte música enquanto você faz uma viagem mais longa!

Boa sorte com a gambira, para o cabo P2/RCA use um fio emborrachado - para evitar interferência, principalmente porquê este cabo passará muito perto de outros cabos energizados, e não se esqueça de isolar bem todos os contatos!

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espírito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

A mulher para ser perfeita deve ser passiva e submissa. Todas deveriam ser assim. Permanecer dormindo até aos vinte e um anos e só depois despertar para a vida.

Pablo Neruda


bottom