top

Principal

Blog

AGO 31 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Escolha melhor seu candidato!

Para quem vota, é sempre uma novela escolher seu candidato, nunca sabemos realmente qual é a índole dos políticos, parece que todos são especializados em uma coisa em comum: enganar!

Porém agora com o transparência Brasil as coisas podem ficar mais claras, antes de votar dê uma vasculhada no histórico de seu candidato em: http://www.excelencias.org.br. Lá você poderá acompanhar como foi gasto o dinheiro disponível para o candidato, quais projetos votou, a presença nas sessões, se há algum processo judicial, bens declarados, doaçoes recebidas, e até algumas notícias importantes que saíram nos jornais!

Antigamente não exisitia tanta facilidade ao acesso a essas informações, mais um ponto positivo para a informatização dos sistemas! Os dados são confiáveis, e sempre seguidos da fonte. Existem vários filtros e também busca diretamente pelo nome do candidato, e isso facilita bastante na hora de encontrar o perfil do seu candidato. É uma pena que nem todos os candidatos tenham dados disponíveis...

Agora que você sabe onde encontrar informações confiáveis a respeito dos candidatos, faça sua parte, vote conhecendo mais do que simplesmente discursos gravados da televisão. 

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
AGO 20 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

A moça do carro de boi - Stop motion feito na FAV/UFG

Muito legal a animação, dá vontade de sair da engenharia e cair na artes...

O vídeo está em 3D, mas dá pra ver legal! Parabéns aos criadores...

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
JUL 27 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Cabo VGA feito com cabo de rede (VGA sob CAT-5e)

Fiquei assustado ao saber do preço cobrado pelo metro do cabo multicoaxial blindado, usado para fazer cabos VGA em conjunto com os conectores DB-15. Pesquisando pela internet encontrei uma solução mais simples utilizando o cabo de rede (cat-5e) em vez dos cabos blindados e caros.

A fonte principal foi este site, e nele há relatos de cabos confeccionados com 15 metros de comprimento, sem perdas. Há também uma solução diferenciada, e bem mais cara, um hardware de apoio, para utilizar os cabos de rede e alcançar distâncias de até 100 metros.

Com o esquema abaixo, é possível verificar que algumas ligações não são necessárias para que o cabo funcione, então o cabo de rede, com suas 8 vias (4 pares trançados) é suficiente para fazer a a conexão e enviar o sinal VGA.

esquema de ligacao cabo vga

O meu cabo ficou com 5 metros de comprimento, e passa encostado com um cabo de energia num aspiroduto, e não há interferência. Isso porquê a blindagem magnética do cabo cat-5e pode ter funcionado, mesmo esta blindagem tendo a eficiência muito dependente do hardware de rede.

 O fato é que o cabo multicoaxial blindado é mais de 6 vezes mais caro que o cabo de rede comum, e para a maioria dos usos, como é o caso de ligar um projetor em uma sala, não há diferença alguma de qualidade, nem perdas, mesmo o cabo VGA tendo diferete impedância.

Há inclusive um projeto de um cabo de vídeo e áudio de alta definição em cima do cabo cat-5e que está sendo desenvolvido para subtituir os cabos HDMI, que são muito caros, e que usam ainda a velha técnica da blindagem, que consiste em adicionar uma capa de alumínio, como uma malha, em cada par do RGB.

Vale a pena fazer um cabo destes com o cabo de rede, é muito mais barato, e o resultado é o mesmo. Caso não funcione, ainda é possível aproveitar os conectores e soldar no cabo convencional.

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(5) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu Espírito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Nenhum computador tem consciência do que faz. Mas, na maior parte do tempo, nós também não.

Marvin Minsky


bottom