top

Principal

Blog

AGO 17 2011
Comentar Busca Avancada Em PDF

Fotoxx - Editor de fotos poderoso e direto para Linux

Quando eu migrei para o Linux, senti falta de um programa de edição de imagens simples e direto para as tarefas mais comuns, como redimensionamento em massa, remoção de olhos vermelhos, retoques básicos e recortes. No Windows eu utilizada bastante o Picture Manager do pacote MSOffice. Porém em primeira mão não encontrei um programa que me satisfizesse completamente.

O programa mais comum de edição de imagens do Linux é o GIMP. Mas eu até hoje não me familiarizei muito bem com a interface do programa, toda vez que precisava fazer alguma coisa, perdia muito tempo com os comandos diferenciados em relação aos programas mais comuns para este fim, e isso me incomoda muito.

Existem vários outros programas que são mais diretos e que fazem algumas das tarefas que eu desejo para um programa de edição de fotos, inclusive muitos deles utilizam de bibliotecas do GIMP. Porém nenhum deles reunia toda a gama de funções desejáveis.

Foi diferente com o Fotoxx, conheci este software através do repositório oficial do Ubuntu, numa versão bem antiga em relação à em desenvolvimento na época, e mesmo assim quase todas as funções que eu queria estavam presentes. Foi quando eu resolvi contactar o desenvolvedor e pedir para que ele implementasse uma função de redimensionamento em massa de imagens.

Para minha surpresa a função já existia nas versões superiores, e tudo funcionava muito bem. Só faltava uma coisa: tradução para o Português. Foi quando eu decidi contribuir e disponibilizar a tradução nesta língua. Conheça melhor este software, e se surpreenda!

 

 

Apagador inteligente (smart erase)

 

Remover sujeira

 

Imagens Panorâmicas

 

Combinação HDR

 

Olhos vermelhos

 

Remoção de objetos por pilha

 

Parece que eu fiz uma boa troca! Para mais vídeos, detalhes e download clique...

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
JUL 17 2011
Comentar Busca Avancada Em PDF

Cabo de áudio P2 - RCA, para TV, notebok, e outros players

Sempre que vejo alguém dizer que vai fazer algo, como no caso um cabo de áudio P2 para RCA, vem alguém e diz "compre pronto", como se comprar fosse sempre a solução para tudo! A minha intenção com esta postagem não é só dar a receita de como fazer um bom cabo de áudio, mas apontar alguns casos em que comprar um cabo como este não resolve. Isto é, quando:

  1. A qualidade faz diferença, e você está cansado de coisas descartáveis
  2. Você precisa de um cabo maior do que se encontra no mercado
  3. Você tem conectores de cabos estragados a disposição, e quer reaproveitar
  4. O cabo passará por dutos em que não é possível passar o cabo atado ao conector
  5. A resistência física e proteção contra interferências é necessária

Bom, creio que já não há motivos para simplesmente ignorar a necessidade de, às vezes, fazer um cabo simples como este.

esquema de ligacao p2-rca

Para um cabo de boa qualidade o cabo deverá conter um pino e uma malha, sendo duas vias (estéreo) e de preferência com capa emborrachada.

conectores p2-rca

Material necessário, muitas vezes utilizo o conector P2 de cabos estragados, são melhores do que os comprados, já os RCA é melhor comprar novo.

passo-a-passom p2-rca

Tome cuidado ao soldar o conector P2, eles são muito sensíveis ao calor, pois o isolamento entre as divisões é feito com plástico. Mais cuidado ainda com os conectores comprados novos, a maioria é ainda mais sensível que os reaproveitados.

cabo p2-rca pronto

Cabo pronto, o acabamento ao redor do conector reaproveitado foi feito com cola quente preta. Dica: para o visual liso homogêneo e brilhante, depois de aplicado a cola, moldar com o ferro de solda, com muito cuidado e paciência.

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(1) | Postado por André EXPANDIR
JUL 08 2011
Comentar Busca Avancada Em PDF

Transforme o seu lixo em peças úteis! Emenda e extensão com cabo de fonte

É comum quando nós trocamos de computador sempre vir mais cabos de força. Os computadores velhos se vão e os cabos velhos ficam. O que pouca gente sabe, é que esses cabos de força, principalmente os antigos, são de muita boa qualidade. E podem ser utilizado para outros fins, basta um pouco de criatividade.

cabos e conectores de fonte

Com o material acima, o cabo da fonte, e dois conectores também retirados de uma fonte sucateada, é possível fazer uma extensão modular. Utilizamos os conectores soldados um com o outro como uma emenda. Veja:

conectores de fonte soldados

Os contatos foram soldados diretamente, pino com pino. O isolamento e acabamento dos contatos foi feito com cola quente. Neste caso cobri a camada externa com a cola quente preta. Mas a cola quente transparente pincelada com caneta de projetor ou CD também resulta em um acabamento legal.

modo extensao

Conectando apenas a emenda em um cabo teremos uma extensão de boa capacidade.

modo emenda

Conectando dois cabos através da emenda temos um cabo bastante extentido. E se adicionarmos mais uma emenda na ponta, uma extensão modular! É isso, bom proveito e boa diversão!

Newsletter
Assunto: Eco | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Nunca diga a Deus que você tem um grande problema. Diga a seu problema que você tem um grande Deus, que tudo fará por você.

Desconhecido


bottom