top

Principal

Blog

NOV 18 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

AntiBot - Classe PHP anti-spam, como as imagens captcha

Já é bastante popular as imagens captcha, para reconhecimento de humanos, e ferramenta anti-spam. Procurei por algum método alternativo de fazer esta validação, porém não encontrei. Isso me motivou a fazer uma classe PHP, afim de obter os mesmos resultados, ou melhores, sem ter o inconveniente de gerar imagens e de quebra ter algo mais exclusivo e novo!

Captcha

Apezar de ultimamente eu ter visto alguma coisa parecida funcionando em um site, que não me lembro qual foi, esta classe é algo bem mais robusto e inovador, e não possui equivalente livre (nunca achei). É isso que eu gostaria de compartilhar e explanar adiante, veja:

AntiBot

O método consiste em gerar uma pergunta randômica, de maneira que seja fácil para um humano qualquer responder, porém muito complicado para uma máquina reconhecer e obter a resposta. O captcha tem o mesmo princípio, baseando-se na facilidade de reconhecer caracteres em uma imagem por um humano, porém trabalho custoso para a máquina.

Os métodos mais seguros do captcha deformam as imagens utilizando filtros diversos, como o desfoque, ruído, ou utilizando fontes diversas, sobrepostas também por imagens. O trunfo do algoritmo que proponho é diferente, busca na essência alguma coisa que é simples para os humanos, e difícil para uma máquina ou um algoritmo.

A classe AntiBot, pode ser encontrada no sourceforge ou no PHPclasses. Ela imprime "charadas" em HTML que estão sujas por dados semelhas à pergunta em si. Justamente para dificultar um dos pilares do reconhecimento de informação por máquina, a obtenção dos dados corretos.

Eu gostaria de explicar aqui detalhes do algoritmo e etc, mas eu prefiro jantar! Pra quem se interessar mesmo, e tiver uma noção de PHP, uma boa olhada no código já é suficiente para entender o funcionamento, porém para quem quiser algo mais alto nível deixo uns slides que preparei para o Latinoware 2010, mas que infelizmente não foram aceitos.

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
OUT 15 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Novo webAtivo, ano 2

O aniversário de dois anos de vida do webAtivo passou batido, porém a vontade de sempre mudar ainda persiste! E apezar de hoje, ou melhor dizendo, ontem, com as quedas de energia causadas pela chuva e o site fora do ar, o webAtivo agora está de cara nova!

A modificação mais evidente foi visual mesmo, porém o coração do sistema foi bastante remechido, e agora o webAtivo abandonou de vez o MooTools, e adotou o jQuery. O MooTools utilizado era o 1.11, e na atualização incompatível para a versão 2, a biblioteca MooTools me passou muita raiva por "esconder" a documentação antiga, praticamente invialibilizando a manutenção dos legados... O trauma ficou, e de raiva eu passei pro jQuery.

Apezar do novo posicionamento de elementos e botões, o conteúdo é praticamente o mesmo, sempre com novas informações, é claro, e agora há um recurso interessante de retração e expansão das postagens, visando a usabilidade e evitando o excesso de informações na tela! Os comentários são carregados na própria página via AJAX, evitando um novo carregamento da página.

O novo layout porém não foi desenvolvido por mim, apezar de eu ter dado uma boa garibada nele, e adaptado à realidade do webAtivo. Para quem não conhece o ThemeForest, vale a pena conhecer, foi lá que eu comprei este tema. E se você quiser conhecer a versão original do layout aplicado aqui, procure por "ECO ENVIRO".

A identidade visual - lâmpada, significa o conhecimento, luz (obrigado Joice pela logo), e é isso que eu espero repassar para os visitantes. Esperançoso pelo novo - apezar de pra mim não ser mais tão novo, com muito sono,  encerro por hoje! Até a próxima.

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
SET 21 2010
Comentar Busca Avancada Em PDF

Evento: Latinoware 2010

Para quem gosta do tema Software Livre, ou gostaria de conhecer mais sobre o assunto, uma boa pedida é o evento Latinoware, que ocorre todos os anos e está já em sua 12ª edição.

Desde o ano de 2009 ocorrem também maratonas de robótica, que concentram-se em usar softwares de apoio livre, e é claro a boa e velha sucata! Vale a pena conhecer e prestigiar...

Existem várias caravanas do Brasil inteiro, que seguem em direção à Foz do Iguaçu, cede do evento, clique aqui para conferir a lista completa das caravanas, e quem sabe ajeitar as malas!

Estou me preparando para ir pela terceira vez ao evento, e desta vez gostaria de palestrar! Já estou com um tema bastante interessante para explorar, porém não vou divulgar, prefiro manter o suspense... Só posso adiantar que vou implementar o objeto de estudo em PHP!

É isso aí, espero ver uma grande festa, recheada de novas experiências e diversão. Até lá!

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Os avarentos amealham como se fossem viver para sempre, os pródigos dissipam,como se fossem morrer.

Aristóteles


bottom