Como fazer e aproveitar ao máximo um cabo de rede
Esta postagem fiz para, digamos, atender a demanda! Explico, pesquisando sobre as palavras mais buscadas neste site através das ferramentas do google, vi que a frase "cabo para rede" está em segundo lugar nas mais procuradas! Talvez por conta da postagem de como fazer um cabo VGA com o cabo de rede. Então mesmo sendo manjado, vou colocar a receitinha de como confeccionar um bom cabo!
Para a qualidade desses cabos, o principal é uma boa ferramenta de crimpagem. Os melhores são feitos com ferro, e se você ainda não tem, indico este aqui, além de ser barato é muito bom! Além disso você vai precisar de um cabo categoria 5e (4 pares trançados), e os conectores RJ45.
Pra quem gosta de algo bem didático, este vídeo está bem explicadinho...
Existem também os cabos tipo crossover, para inteligar dois computadores diretamente, somente com o cabo. Para confeccioná-lo é necessário trocar a ordem dos pares verde e laranja (1-2 e 3-6). Porém as placas de rede mais novas já são capazes de fazer esta troca automaticamente, estando portanto a confecção deste tipo de cabo obsoleta.
Como na verdade os cabos de rede utilizam apenas 2 dos 4 pares que o cabo oferece, para a função desejada. É possível ligar até 2 linhas telefônicas num mesmo cabo cat5e e a placa de rede, ou com o mesmo cabo, ligar 2 placas de rede. Isso sem que haja prejuízo ou interferência em nenhuma das funções.
Os conectores RJ45 fêmea não são padronizados, dependendo do fabricante e do tipo podem variar a ordem dos pinos e o código de cores. O ideal é seguir o número dos pinos, caso não tenha, siga o código de cores, trocando apenas as cores dos pares que serão utilizados.
Importante: Siga sempre o mesmo padrão adotado em ambas terminações do cabo/instalação e você terá sucesso!
Atualização em 31 de outubro de 2014
Fiz uma postagem complementar, explicando como fazer um cabo de ponta dupla para ligar dois computadores de forma econômica.