top

Principal

Blog

OUT 05 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

Projeto computador no carro!

A algum tempo eu venho planejando ligar um PC no meu carro... Parece coisa muito difícil, ou coisa inútil! Mas pensando bem sobre o que um computador pode armazenar de útil, e os serviços que se pode ter... não é.

Primeiramente um computador no meu carro me traria o mp3 player mais completo possível. Também pensei em fazer um sistema de mapas - doidera da minha cabeça, penso em usar o sistema do Google Maps, eixstem alguns aplicativos que baixam os mapas da região desejada e disponibiliza, podendo ser usado até mesmo em celulares... Porque não em um computador no carro!!??

As dificuldades que encontrei são basicamente a fonte de energia e a tela! Isso porquê vou ter que preparar uma fonte que liga intermediando a bateria do carro com a placa-mãe - precisarei ter as DDPs: -12, -5, 3.3, 5 e 12 volts. Sendo as DDPs de 3.3 (18A), 5(30A) e 12 - são bastante críticas, precisam ter precisão e alta corrente! Para a tela o problema maior é conseguir uma (automotiva de preferencia) de alta resolução, vamos ligar um computador, se a tela não for boa, não seremos capazes de ler nada, seria como ligar uma televisão no computador...

A fonte tem que ter ainda dois sinais, PS_ON# (geralmente verde) - aquele que você une a um preto (terra) para ligar a fonte sem uma placa-mae; e o POWER_OK (geralmente cinza). O sinal POWER_OK é um indicativo de que as saídas +5VDC e +3.3VDC estão sob tensão acima dos limiares, ou seja, indica se o conversor (fonte) possui energia suficiente para garantir o fornecimento de energia de acordo com os padrões especificados; nesta situação este sinal deve estar alto. Já o sinal PS_ON# é ativo baixo (por isso liga quando conectado ao terra) e controla o fornecimento de energia a quase todos os outros pinos da fonte, enquanto ele não estiver ativado, não existirá potencinal disponível nos pinos. O único pino que o PS_ON# não controla é o +5VSB, que fica sempre energizado, recomenda-se oferecer 2A, este serve para controle de circuitos de ligação ou circuitos que requerem funcionamento mesmo quando o computador está desligado.

pinagem atx placa-mae
Esquema do conector fonte/placa-mae

Para mais detalhes da arquitetura ATX 2.1 clique aqui para baixar a especificação completa (em Inglês)

Por esses motivos, pensei em comprar um daqueles notebooks de "baixo custo" EEE PCs, além de uma telinha variando de 7" a 11", a fonte daqueles danadinhos entram com DDP abaixo de 12v. O que seria ótimo para fazer um conversor e colocar energia diretamente por ali. O problema maior destes, é o custo-benefício (são quase o preço de um note de verdade) e a falta de um drive leitor de DVD por exemplo... No meu caso seria de grande importância!

Então pensando comparativamente, pra montar um EEE Pc do jeito que eu quero, teria que gastar não só com ele, mas com um drive funcionando provavelmente com porta USB. E com um PC, com um valor equivalente eu terei (bem) maior performance, muito mais trabalho, e com certeza maior gasto de energia...

Ainda não me decidi, já tenho em mãos um HD externo pra ligar na USB, um dispositivo wireless USB com antena externa. Provavelmente darei uma passadinha no paraguai no final de outubro. Espero encontrar lá a melhor solução, e já trazer a tranqueira pra montar tudo!

Newsletter
Assunto: Hardware | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
SET 29 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

Campuseiro veterano tem desconto!

Hoje recebi um email do pessoal da campus party:

Oi caro Campuseiro

**********************************************************
>> ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A CAMPUS PARTY BRASIL 2009
>> Inscreva-se e imprima seu recibo de pagamento antes de 7 de outubro
http://www.campus-party.com.br

**********************************************************
Abriram as inscrições para campuseiros veteranos para a edição 2009 da Campus Party!

Até 6 de outubro, com preço especial da inscrição de R$ 100,00, o mesmo valor de 2008.

Queremos premiar sua fidelidade, permitindo que se inscreva antes de todo o mundo.

Um abraço... nos vemos em janeiro!

Muito bom, tenho boas lembranças do Campus Party 2008, e quero estar com certeza na edição de 2009. Nesta oportunidade de conhecer a feira, além de andarmos por Sampa, comprar amgumas muambas na 25 de março e Sta. Ifigênia, vimos coisas realmente interessantes! Aprendemos bastante - eu principalmente sobre robótica, tive meu primeiro contato com microcontroladores PIC, brincamos com kits de robótica PNCA e LEGO, e também construímos um pequeno robo do zero!

Também tenho más recordações da viagem.. fomos com a caravana de Brasília, mas que acabou levando o pessoal de Goiânia (nós), um pessoal de minas, enfim, acabamos pegando alguns aventureiros pela estrada até a bienal de SP. Bom, a viagem foi muito ruim porque ficamos extremamente apertados - ainda mais com a quantidade de equipamento de computação e malas que carregávamos - que eu me lembre, não consegui pregar o olho, durante a ida e volta, foi a primeira vez que fiquei mais de 24 horas sem dormir, realmente não consigo durmir em ônibus, muito menos em um micro!!!

Felizmente fizemos boas amizades com o pessoal da caravana, uns nerds da USP, uns bloqueiros, desenvolvedores de toda espécie, até Japa tinha... Também tinha um casemooder, enfim, em termos tecnológicos estávamos feitos. Eu diria que se tivéssemos algum problema com a condução durante a viagem, poderíamos reunir nossos conhecimentos  e transformar um busão em um ônibus espacial, e chegar o mais cedo possível no evento, não foi bem assim, logo que embarcamos percebemos um problema com a marcha do possante, que chegou a descer longos metros de marcha ré numa rodovia de mão única em plena madrugada! É uma longa história, que dá mais um post inteiro...

Sem mais delongas... até mais, e boa sorte (se Deus quiser)a nós campuseiros nesta nova edição!

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
SET 24 2008
Comentar Busca Avancada Em PDF

Pacotão de drivers do notebook HP DV-2760BR para Windows XP

Ultimamente muitas pessoas estão tentando se adaptar com o novo sistema operacional da microsoft, Windows Vista. E quem está passando por isso sabe que não é fácil engoliar algo tão grande e pesado... Como sempre os novos computadores vêm com o produto da microsoft instalado por padrão, e muitos desses novos hardwares não têm drivers disponíveis, no site do próprio fabricante, para o Windows XP; isso acontece principalmente com os notebooks.

Bom, para quem cansou de brincar e está louco pra voltar para o Windows XP tem que gastar muito tempo procurando internet afora drivers para os componentes de sua máquina separadamente, é uma verdadeira luta, procurar os nomes de fabricante, tentar baixar drivers de outras marcas de notebook, e etc...

Meu amigo Gustavo Godoi, que trabalhou horas fazendo este árduo trabalho em um Notebook HP DV2760BR, me sugeriu que disponibilizasse aqui um pacote de drivers para todos os componentes desta máquina. Se você é dono de um desses e quer fazer o downgrade agradeça a Deus por alguém já ter feito este trabalho por você, segue:

Link para download, clique aqui

Senha para extrair os arquivos: webativo.com

Este pacotão contém drivers para os seguintes dispositivos:

  •  Audio
  • Video
  • Bluetooth
  • Barramento
  • Finger Printer
  • Leitor de Cartão
  • Modem
  • Rede
  • TouchPad
  • Wireless

Nominalmente no site da HP estes dispositivos são nomeados:

  • Intel PRO/Wireless Drivers
  • Broadcom Wireless LAN Driver
  • Marvell Yukon 88E8039 PCI-E Fast Ethernet Controller Driver
  • Conexant HDAUDIO Soft Data Fax Modem with SmartCP Driver
  • Ricoh 5-in-1 Card Reader Host Controller
  • HP Digital/Analog TV Tuner Driver Software
  • AuthenTec Inc. Fingerprint Sensor Driver
  • ALPS Touchpad Pointing Device Driver
  • HP Quick Launch Buttons
  • NVIDIA GeForce 8M Series GS Graphics/Video Driver
  • Mobile Intel 965 Express Chipset Family Video Driver
  • Intel Chipset Installation Utility for ICH8
  • Conexant HD-Audio SmartAudio 221 Driver

Espero que não tenha faltado nenhum, boa sorte 

 

 

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(49) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela..

Nicolau Maquiavel


bottom