top

Principal

Blog

JUN 12 2012
Comentar Busca Avancada Em PDF

Ativando novas funções na calculadora Casio FX-82ms

Hoje ao final da prova de circuitos elétricos, comentei com alguns colegas que minha vida tinha mudado depois que eu descobri como resolver sistemas de equações lineares na calculadora casio fx-82ms, que é uma calculadora científica muito barata, é encontra em qualquer camelódromo e está debaixo do suvaco de qualquer estudante de engenharia!

Fiquei de passar pra eles um PDF com a imagem de uma colinha que eu fiz, pra fixar atrás da calculadora o algoritmo pra liberar as funções adicionais, e evitar que qualquer esquecimento possa impossibilitar o uso deste truque que realmente é uma mão na roda. Já que eu iria ter que subir o arquivo pra algum servidor, e as informações e vídeos estão fácil na internet, resolvi logo fazer esta postagem, na esperança de que seja útil para mais alguém.

Depois de imprimir, recortar e fixar a colinha você vai ter algo mais ou menos assim: (usei fita transparente fina para pregar, mas o ideal é aquela mais larga)

colinha casio fx-82ms novas funcoes

 

Ativar novas funções:

 

Resolvendo sistemas de equação linear 2x2 ou 3x3:

 

Além dos sistemas lineares com duas ou três variáveis e equações de segundo e terceiro grau, fazendo o procedimento é liberado também fuções para transformação de base numérica (hexadecimal, decimal, binário e octal), operações lógicas, números complexos na forma retangular ou polar, matrizes, vetores, 40 constantes e 40 conversões métricas. Essa configuração é perdida caso a calculadora se desligue ou caso você pressione a tecla "on". Ainda assim, resolver na mão um sistema linear de três variáveis é mais demorado, e sujeito a erros. No final das contas agente acaba decorando o algoritmo além de ficar bastante ágil ao resolver os primeiros problemas!

Não sei exatamente porque este macete funciona, dizem que é por este modelo ter o mesmo processador de um modelo mais avançado, a casio fx-570ms, que tem estas funções, sendo assim, isto seria um bug, ou coisa parecida, na verdade não dá pra saber se o fabricante está a par deste fato, mas dá pra saber que pode haver de fato algum aproveitamento de hardware e software entre estes dois modelos. Vendo a foto do modelo mais avançado da pra ver que a localização das novas funções batem com a posição de acionamento das mesmas na fx-82ms, porém as marcações são diferentes...

casio fx570ms

Newsletter
Assunto: Geral | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
MAI 14 2012
Comentar Busca Avancada Em PDF

Instalar os drivers ou impressora HP OfficeJet Pro 8100 e 8600 no Windows XP 64 bits

Para quem precisa fazê-lo e não encontrou o link para download no site oficial da HP, não se desespere, e não adianta solicitar assistência a eles. Passei por este problema e contactei a HP do Brasil, que nem oferece a opção no site para este sistema, e eles me disseram que não dão suporte. No site versão inglês, tanto da Inglaterra como dos Estados Unidos, há um links, porém quebrados. Solicitei via e-mail assistência, mas eles me confirmaram que não havia drivers para o XP 64bits para esta impressora. Uma pena, pois para a Pro 8000 (modelo anterior) havia.

Bom, como acho que pouquíssimas pessoas vão ter este problema, até porque raras pessoas usam o XP 64bits, vou fazer uma explicação bem rápida e direta, se por acaso houver procura e tempo (da minha parte), eu detalho e coloco capturas de tela! Com estes passos consegui imprimir normalmente com a impressora ligada à rede sem fio, porém as configurações já tinham sido feitas por completo em outra máquina.

  1. Vá ao site da HP procure os drivers básicos para da Pro 8100 para o Windows Vista 64bits - download direto
  2. Com o pacote executável baixado, extraia os arquivos para uma pasta (pode ser feito com o winrar)
  3. Entre na central de impressoras e de fax do sistema (start -> conf., -> printers...) e inicie o assitente de adição (wizard)
  4. No assistente selecione impressora localmente conectada (padrão) e desative a conexão automática "plug and play", avance
  5. Selecione criar nova porta e no menu flutuante escolha "Standard TCP/IP port", avance
  6. Uma nova janela vai abrir, avance, e na requisição de endereço IP digite o endereço no primeiro campo; o segundo é completado automaticamente quando finalizado corretamente o IP, avance e conclua
  7. Na nova janela você precisará escolher drivers para a porta, acione o botão "with disc" e na tela seguinte procure a pasta onde está o conteúdo extraído do instalador baixado no site da HP. O instalador encontra o Autorun.inf, então dê OK e prossiga.
  8. Nas telas seguintes o assistente perguntará se deseja manter o driver original ou substituir, escolha substituir ou "replace...", escolha também se deseja fazer a impressora padrão, etc, etc, até concluir.

É isso, se sua impressora estava configurada corretamente na rede você deverá estar apto a imprimir, se desejar, faça o teste de impressão. Eu não consegui fazer a conexão usando o nome do nó, ou do dispositivo, apenas com o endereço IP estático, pelo menos por enquanto.

Newsletter
Assunto: Software | Comentários(0) | Postado por André EXPANDIR
MAI 04 2012
Comentar Busca Avancada Em PDF

Carregador e chave geral para baterias automotivas (DX SKU 55157 e SKU 22003)

Se você já teve a bateria arriada, deve saber o quanto isso é desagradável. Geralmente isso acontece por descuido, por esquecer alguma coisa ligada como os faróis ou o som automotivo. Além disso, há casos de pessoas que viajam, e deixam seus carros parados por um tempo maior, é batata, especialmente se a bateria já não estiver novinha, você vai ficar na mão quando precisar dar a partida!

Essas descargas acentuadas na bateria são muito prejudiciais, aliás, uma bateria nunca mais volta a ter a mesma durabilidade quando ela já sofreu uma descarga completa, isso porque as células que ela contém, que são formadas por placas metálicas e uma solução eletrolítica, não voltam a ter a mesma agregação perfeita, como acontece quando elas estão novas, mesmo que elas sejam recarregadas.

estrutura de uma bateria

Eu já perdi duas baterias assim, antes de conhecer este produto no DX, tenho um carro tipo "coleção" que fica quase sempre parado, as descargas eram inevitáveis, mesmo quando dando partida semanalmente; o carro precisaria ficar funcionando um bom tempo para que a bateria estivesse sempre em um nível alto de carga. Fico imaginando quem tem vários carros de coleção, ou bonados que têm carros a perder de vista, provavelmente fica alguém só por conta de cuidar destes carros.

Bom, para os pobres mortais, existe dois produtos que podem resolver este problema a um custo realmente imbatível. Um deles é a chave geral, o outro é um carregador de baterias. Cada qual tem seu preço e suas características, vantagens e desvantagens, veja:

  • Chave geral: Exige instalação e cabo adicional, não precisa de energia próxima para funcionar
  • Carregador: Não exige instalação, apenas a ligação correta diretamente na bateria, precisa de uma tomada nas proximidades, leva um certo tempo para que a recarga finalize

Eu particularmente utilizo os dois produtos, até porque o carregador de baterias pode ter outras finalidades. Por exemplo pra quem for utilizar o aparelho de som automotivo durante um bom tempo sem que o carro esteja funcionando, este é um recurso necessário, se não quiser diminuir a vida útil da bateria. Vai servir muito bem para quem não tem um som muito potente, pois a corrente de saída é limitada a 1A, ideal para cargas lentas.

carregador funcionando

O carregador de baterias vem com dois plugues, um tipo jacaré, que vai nos pólos da bateria, e o outro se encaixa na tomada 12v interna, aquela que é usada para esquentar o acendedor de cigarros. Para um leigo é bem mais cômodo usar a tomada interna, mas não é todo carro que funciona carregar pela tomada 12v do carro, alguns deles, o meu inclusive, cortam a ligação com a parte elétrica do carro quando a primeira fase da ignição não está ativada, ou seja, não haveria contato.

indicando carregando

Ele também tem um ótimo comprimento de cabo, sendo suficiente para alcançar a bateria caso tenha uma tomada na parede da garagem. Esta solução também tem a ligeira vantagem de não desconfigurar horário ou dados do computador de bordo, quando presente no automóvel. Nele existe três luzes indicativas, de funcionando porém sem carregar, carregando, e de corrente inversa (se houver alguma outra fonte muito forte de carga funcionando em paralelo).

Já a chave geral precisa de instalação, e obviamente algumas ferramentas básicas para a retirada e aperto das conexões dos cabos (chave 13 e 14 basicamente). Existem duas formas de se instalar, uma colocando a chave entre o pólo positivo e o cabo correspondente, e a outra colocando a chave entre o pólo negativo e o chassi do automóvel (lata).

fases da instalacao

Procurei saber com um amigo em uma auto-elétrica, e ele me convenceu de que instalar no pólo negativo é mais seguro, isso porquê não será necessário grande esforço para isolar os terminais da chave, afinal o chassi e todas as carcaças de equipamentos no carro são ligadas ao negativo, se caso encostarem nada acontecerá; porém se na chave houver a tensão do pólo positivo, uma faísca bastante luminosa vai surgir, o risco de incêndio é grande, e provavelmente a bateria será danificada. Além disso, a corrente no terminal negativo da bateria é menor do que a do positivo, evidenciado pela diferença na espessura dos cabos dos mesmos (o alternador também "gera negativo" quando em funcionamento), isso fará com que a chave seja mais exigida caso seja ligada entre o pólo positivo e o cabo.

chave separada

Com este amigo também soube que se usa este mesmo dispositivo para proteção, especialmente em máquinas agrícolas deixadas no campo ou barcos à deriva. Isso porquê a parte superior que faz o contato é removível. O contato é feito ao girar a manopla, e ao retornar e puxar as duas partes da chave se separam.

Este é um vídeo que eu fiz de demonstração do princípio, não é tão informativo, mas dá noção geral de como ela deve ser instalada!

 

 

Divirta-se!

Newsletter
Assunto: Comprei na China | Comentários(3) | Postado por André EXPANDIR

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 

Feed RSS Boletim de novidades via email Siga-me no twitter
Lab de Garagem Lubuntu EspĂ­rito Livre Seja Livre .org

FRASE DO DIA

spacer

Nunca diga a Deus que você tem um grande problema. Diga a seu problema que você tem um grande Deus, que tudo fará por você.

Desconhecido


bottom